Facira 2019 divulga relação de expositores portugueses

1

A 24ª Facira (Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara), que vai ocorrer de 21 a 25 de agosto no pavilhão principal do Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), tem participação confirmada de oito empresas portuguesas, na 1ª Feira Internacional de Negócios. A Facira integra o calendário de comemorações do aniversário de 202 anos da Morada do Sol.

As oito empresas portuguesas que confirmaram participação na Facira 2019 são de Torres Vedras, município a 50 km ao norte da capital Lisboa, e de diferentes segmentos econômicos. No ano passado, Araraquara e Torres Vedras assinaram um termo de cooperação econômica e cultural.

Dessa forma, estarão presentes com seus produtos expostos em estandes da Feira as empresas Adega São Mamede da Ventosa e AdegaMãe, ambas vinícolas; INseparable Gin, produtora de gin artesanal; Azeol, produtora de azeite e óleos comestíveis; Riberalves, transformadora de bacalhau; Vimeiro, engarrafadora de água mineral; hotel Dolce Campo Real Lisboa e a Kontraproduções, que presta serviços na área de publicidade.

Junto com os empresários de Portugal, estarão distribuídos pelo pavilhão do Cear empresas de Araraquara e região dos setores de construção civil, cooperativas médicas, clubes, informática, ramo ferroviário, móveis, universidades, vestuário, venda de veículos, artesanato e produtos alimentícios.

Além de empresários expondo e comercializando seus produtos, a Facira 2019 tem entretenimento para toda a família, incluindo atrações culturais, parque de diversões e praça de alimentação.

O lançamento da grade de shows, que começa já no dia 21 de agosto, na tradicional Seresta A Caminho do Sol, e se estende até o encerramento da feira, no dia 25, foi realizado na noite da última quinta-feira (8), no Cear e está disponível no site da Prefeitura.

Outra novidade neste ano será a instalação de um palco interno com atrações culturais dentro do pavilhão de negócios, com objetivo de levar música e lazer para o publico que estará passando pelos estandes.

A Facira, que foi retomada pelo prefeito Edinho em 2017, tem caráter solidário, já que 12% dos valores dos estandes comercializados para as empresas são repassados para o Fundo Social de Solidariedade e para o Fisa (Fundo das Instituições Sociais de Araraquara), que farão a distribuição dos recursos para as entidades sociais. E, para o público, a entrada para Facira é gratuita, mas também pode ser solidária: quem quiser ajudar, pode levar 1 quilo de alimento não perecível e doar na entrada para o Fundo Social, que se encarregará de encaminhar os alimentos a quem mais precisa.

Empresas portuguesas participantes da Facira 2019:

 

Adega São Mamede da Ventosa (vinho)

Constituída em 1956, é a maior Adega Cooperativa de Portugal no quesito volume de produção e de receção de uvas. Tem uma capacidade instalada de 40 milhões de litros de vinho. Conta com 534 viticultores associados que possuem um total de 1650 hectares de vinha. Em junho de 2016 inaugurou a segunda adega que permitiu aumentar a capacidade de vinificação em nove milhões de litros de vinho. Com mais de 60 anos no mercado, cerca de 95% da produção da Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa é exportada, principalmente para os países de língua portuguesa, com investimentos em outros mercados como a China, o Iraque, a Rússia, o Canadá e os Estados Unidos da América.

 

AdegaMãe (vinho)

A AdegaMãe nasceu de uma paixão antiga da família fundadora do Grupo Riberalves: o vinho. Situada na Quinta da Archeira, Freguesia da Ventosa, Torres Vedras, foi inaugurada em 2011 e destaca-se pela produção de vinhos de inspiração atlântica – Atlantic Wines. Com uma área de vinha de aproximadamente 40 hectares e uma adega com capacidade de produção de 1,5 milhões de litros por ano, a AdegaMãe apresenta no mercado uma completa gama de vinhos. A vinícola fica a 30 minutos do centro de Lisboa e faz parte da CVR Lisboa (Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa). Seu parque industrial reúne tecnologia de ponta com um envolvente de natureza no seu estado mais puro e admirável.

 

Azeol (azeite e óleos comestíveis)

Há mais de 50 anos no mercado, a Azeol possui 6 marcas próprias e está presente nos cinco continentes, em quase 40 países. Tem capacidade de envasamento de 7 milhões de litros por ano e de armazenamento de 4 milhões de litros. De suas marcas comercializadas, Camponês, Nektar e Boa Mesa são as de maior notoriedade junto aos consumidores. Atualmente, para além do azeite e óleos alimentares, a Azeol comercializa também outros produtos, tais como o Tempero Português, além de vinagre, azeitonas e atum em conserva. Em 2013 foram inauguradas as novas instalações com uma área total de 36 mil m2. Devido ao crescimento e expansão da empresa nos últimos anos, hoje a Azeol é um dos maiores players do mercado português de azeite.

 

INseparable GIN

INseparable GIN é uma marca torriense de gin artesanal, tradicionalmente destilado em alambiques de cobre. Lançada no mercado nacional em 2017, começou como uma paixão de oito amigos, mas logo se transformou num gin complexo que resulta de uma dupla infusão em conjunto com uma combinação de 36 botânicos. Atualmente, a empresa tem uma destilaria em Torres Vedras que alia o método à arte para produzir pequenos lotes de cerca de 500 garrafas. Para alcançar a “destilação perfeita” foi necessário perceber o produto e sua essência e afinar a receita, num processo que levou três anos até estar concluído. INseparable é um gin versátil que pode ser servido em cocktails ou com gin tónico. Os 45% de volume de álcool são uma característica que, ao contrário do que era esperado, não se reflete diretamente no sabor, porque a complexidade do processo de produção fazem com que este seja um elemento de menor relevância.

 

Riberalves (bacalhau)

A Riberalves produz 30 mil toneladas de bacalhau por ano, o equivalente a cerca de 10% de todo o bacalhau pescado no mundo. Empresa líder num mercado português, a Riberalves prima pela qualidade e inovação, desenvolvendo novos produtos que lhe têm permitido entrar progressivamente em novos mercados. A presença da empresa não se esgota nas fronteiras nacionais – a Riberalves está em mais de 20 países, exportando 40% da sua produção. A capacidade produtiva da empresa conheceu um forte impulso a partir do ano 2000, após o investimento na unidade industrial da Moita, transformada naquela que é hoje a maior unidade mundial a operar exclusivamente no setor do bacalhau. Nesta unidade, a Riberalves tem implementado tecnologia própria, desenvolvida para assegurar a produção do Bacalhau Demolhado Ultracongelado – Pronto a Cozinhar, uma categoria de produto que tem reinventado o consumo do produto e apontado novos mercados.

 

Vimeiro (água mineral)

A Empresa Águas do Vimeiro é uma empresa com mais de 90 anos, que tem como áreas de negócio a hotelaria, turismo, termalismo e iIndústria de engarrafamento e distribuição de água mineral. Emprega quase 200 e possui com um portfolio de águas único em Portugal, está presente de Norte a Sul do país. A unidade Industrial das Águas do Vimeiro é constituída pela linha de engarrafamento de garrafas em Vidro e garrafas em PET, permitindo o engarrafamento de 40 milhões de litros por ano. Desde a captação até ao engarrafamento, a água é sujeita a um controlo rigoroso de qualidade. Realiza o engarrafamento e distribuição de quatro marcas: Vimeiro Original, Vimeiro Gás, Vimeiro Lisa e Vimeiro Sparkle.

 

Dolce CampoReal Lisboa (hotelaria)

O Dolce CampoReal Lisboa é um hotel luxuoso, localizado em Torres Vedras. O Resort dispõe de 151 quartos de hotel, campo de golfe de 18 buracos, um centro equestre e várias salas de reunião com capacidade até 650 pessoas, o que o torna no local ideal para todo o tipo de eventos e reuniões de negócio. O CampoReal Resort assegura uma G6experiência memorável caracterizada por um estilo próprio elegante e moderno. O ambiente único aliado ao serviço eficiente, personalizado e intuitivo garante o sucesso de qualquer tipo de evento, seja ele social ou de negócios. A cerca de 30 minutos de Lisboa, em Turcifal, Torres Vedras, e rodeado de verde, é um pequeno (grande) paraíso para famílias, rodeado de vinhas e perto das serras do Socorro e Archeira. Não faltam atividades para adultos e crianças, sempre com o ar livre e a natureza como palco principal.

 

Kontraproduções (serviços publicitários)

A Kontraproduções é uma empresa do setor da Publicidade que busca o equilíbrio entre criatividade e produção, o que alavancou a empresa para uma posição de destaque na indústria e mercados em que está inserida. Há quase 20 anos no mercado, a estratégia empresarial da Kontraproduções assenta numa lógica de ‘design thinking’. Seus profissionais buscam diariamente superação e a criação de valor para os seus clientes. Presta serviços de concepção e produção publicitárias, de tratamento e desenvolvimento de imagens e conteúdos, e produção de materiais publicitários em múltiplos suportes. Seu fortfólio inclui Design Gráfico e Industrial; Comunicação Visual Interior e Exterior, caracterização de frotas e viaturas, além de produção para eventos.