Euripes Ancelmo, um emblema do serviço público

Euripes foi a pessoa designada, ainda em 1947, para tomar as providências necessárias para a instalação do Poder Legislativo em Araraquara

295

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do senhor Euripes Ancelmo, que dedicou sua vida ao serviço público municipal. Foram mais de 60 anos de uma extensa e belíssima folha de serviços prestados ao povo de Araraquara. Decretamos luto de três dias na Prefeitura.

Uma pessoa extremamente simples e discreta, contudo, com uma atuação grandiosa, que marcou a história da nossa cidade. Um divisor de águas. Euripes foi a pessoa designada, ainda em 1947, para tomar as providências necessárias para a instalação do Poder Legislativo em Araraquara. Com isso, acumulou enorme conhecimento sobre a história da Morada do Sol e da Casa de Leis. Dominava a legislação municipal e sua interpretação.

Não à toa, em reconhecimento à sua doação pessoal de vida, de conhecimentos, Euripes foi homenageado pela Câmara Municipal em 1998, com o descerramento de placa de bronze e busto do escultor Julio Sanchis Casatello. Eu era vereador, primeiro secretário da Mesa Diretora nesta época e participei ativamente dessa homenagem, que foi liderada pelo então presidente Valderico Jóe.

Foi um momento emocionante para mim e para todos que conviviam com o “seu Euripes”. Na placa, uma frase que resume toda essa gratidão: “Euripes Ancelmo – síntese do Poder Legislativo Araraquarense no século XX”.

O senhor, melhor, “seu Euripes”, ainda dedicou a sua vida para a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, onde, de forma voluntária, por décadas, ajudou na construção do maior hospital SUS da região de Araraquara. Ainda tem que se fazer registro, diante de tantas obras do grande cidadão Euripes Ancelmo, sua atuação no Clube 27 de Outubro, lugar onde dedicou seu tempo no último período como diretor.

Minhas mais sinceras condolências aos familiares e amigos neste momento de dor. Uma dor, uma perda, que se alastra “pelos campos de Araraquara”, pelos seus habitantes.

Siga em paz, seu Euripes. A sua história se confunde com a história da nossa cidade, do nosso legislativo, do serviço público municipal. Que a sua integridade, espírito de coletividade e amor à profissão e ao próximo, sejam, sempre, exemplos a ser seguidos pelas novas gerações.

Edinho Silva
Prefeito de Araraquara