Especialista ministra palestra sobre glaucoma nesta sexta na Câmara

39

A prevenção ao glaucoma é um dos temas principais da palestra que será ministra pela médica oftalmológica Mirian Skaf Cardillo, nesta sexta-feira (31), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara Municipal.

A palestra marca o Dia de Prevenção e Combate ao Glaucoma, em 26 de maio, instituído por Lei Municipal no 9.392/2018, de autoria do vereador Edson Hel.

O objetivo é disseminar informações sobre prevenção, sintomas, tratamento e os fatores de risco do glaucoma, uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico, que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, à perda da visão. De acordo com especialistas, por ser uma doença silenciosa e que não apresenta sintomas, a maioria das pessoas com glaucoma encaminhadas às unidades públicas de saúde chega com 90% da visão comprometida, sem possibilidade de recuperação. Por isso, a indicação é que a partir dos 40 anos sejam realizados periodicamente exames oftalmológicos específicos para verificar o fundo do olho e pressão ocular.

A oftalmologista Mirian Skaf Cardillo é especialista na área de glaucoma e defensora da divulgação de informações sobre a doença, cujas causas e sintomas são muito pouco difundidas, principalmente entre a população de baixa renda.

Vale destacar que a palestra no Plenário será aberta ao público e também terá transmissão ao vivo pela TV Câmara, Facebook e Youtube da Câmara.

Também já está agendada uma manhã de triagem, visando o diagnóstico de glaucoma, no próximo dia 25 de setembro, das 9 às 13 horas, na unidade do Sesi Araraquara. Esta ação voltará a ser divulgada futuramente.