Empinar pipas pode causar acidentes graves

167

Com o in√≠cio do per√≠odo de f√©rias escolares do fim do ano, crian√ßas, adolescentes e at√© mesmo adultos aproveitam para curtir uma das mais antigas e tradicionais atividades da inf√Ęncia: empinar pipa.

A brincadeira saud√°vel, contudo, requer cuidados no conv√≠vio com a rede el√©trica para que a divers√£o n√£o vire um acidente grave, muitas vezes, fatais. A CPFL Paulista, distribuidora da CPFL Energia que atende 4,4 milh√Ķes de clientes em 234 munic√≠pios do interior paulista, alerta pais e crian√ßas para os riscos de se soltar pipa pr√≥xima √† fia√ß√£o el√©trica.

Levantamento realizado pela área de segurança da CPFL Energia mostra que a pipa é uma das principais causas de acidente na rede elétrica envolvendo a população. Entre 2017 e 2018, a brincadeira foi responsável por sete ocorrências nas áreas de concessão do Grupo CPFL no Estado de São Paulo, sendo três fatais nos municípios de Itaí, Capivari e Ribeirão Preto. Os acidentes ocorrem porque as pipas enroscam na rede elétrica, e crianças e adolescente, ao tentar resgatá-las, acabam levando choque quando a linha tem cerol ou linha chilena ou rompem o cabo elétrico.

Vale ressaltar que uso de cerol, que √© uma mistura de cola, limalha e vidro mo√≠do, e da “linha chilena” √© considerado crime penal, capitulado nos artigos 129, 132 e 278, do C√≥digo Penal Brasileiro, e no artigo 37, da Lei das Contraven√ß√Ķes Penais. Al√©m disso, a formula√ß√£o destas linhas, por conterem limalha de ferro, provoca curtos-circuitos e choques, al√©m de ser um risco para ciclistas, motociclistas e a popula√ß√£o em geral.

Consumidores sem energia

Al√©m de trazer s√©rios riscos √† seguran√ßa da popula√ß√£o, empinar pipa perto da rede el√©trica tamb√©m afeta a qualidade do fornecimento de energia. Em balan√ßo realizado nas f√©rias de julho, a CPFL Paulista contabilizou, de janeiro a julho de 2018, 2.810 interrup√ß√Ķes no fornecimento por conta das pipas nos munic√≠pios abastecidos pela distribuidora. Em m√©dia, cada ocorr√™ncia deixou 234 clientes sem energia por 2h14 no per√≠odo.

¬†‚ÄúO Grupo CPFL est√° comprometido com a seguran√ßa da popula√ß√£o. Refor√ßamos, principalmente na √©poca de f√©rias, a necessidade do acompanhamento e instru√ß√£o de pais e respons√°veis no uso do brinquedo. Os acidentes el√©tricos causados pelas pipas poderiam ser evitados se fossem adotados cuidados simples, como escolher locais longe da fia√ß√£o el√©trica, em campos abertos e parques com √°reas planas‚ÄĚ, afirma o gerente de Sa√ļde e Seguran√ßa da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.