Emoção marca visita ao Museu Voluntários da Pátria

44

No sábado (28), aconteceu a visita com monitoria em Libras no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria com integrantes do Instituto Idioma Surdo e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araraquara. A atividade integra a programação da campanha “Setembro Verde & Azul”.

Ao observar uma menina que aprendeu Libras cumprimentar os surdos presentes, dando as boas vindas, a presidente do Instituto Idioma Surdo, Vilma Schiavinato, não se segurou e veio às lágrimas: “Como um simples bom dia em Libras muda o semblante da pessoa surda!”, afirmou. A superintendente da Apae, Lígia Celante, disse à Vilma. “Querida amiga, enquanto a gente se emociona, estamos no caminho certo”.

Vale lembrar que os parlamentares Roger Mendes (Progressistas) e Elias Chediek (MDB) são autores, respectivamente, das leis que instituíram e incluíram no Calendário Oficial de Eventos do Município o Setembro Azul (Campanha de Conscientização aos Direitos das Pessoas Surdas) e o Setembro Verde (Campanha de Visibilidade à Inclusão da pessoa com deficiência).