Em formato digital, Semana do Jovem Empreendedor tem recorde de participações

A quarta edição do evento contou com mais de 700 expectadores e já teve mais de 1.600 visualizações

26

De 3 a 7 de agosto, foi realizada a Semana do Jovem Empreendedor, uma iniciativa do vereador Rafael de Angeli (PSDB), por meio da Lei nº 8.881/17. Esta é a quarta edição do evento que, neste ano, foi totalmente on-line, com o objetivo de incentivar e compartilhar práticas de empreendedorismo digital em Araraquara, “principalmente como solução em meio à crise ocasionada pela pandemia”, reforçou o parlamentar.

Foram quatro dias de lives e rodas de conversa em salas de videoconferência, que reuniram participantes, para levar conteúdo, troca de experiências e ideias inovadoras para quem empreende ou pretende empreender. Nesse novo formato, totalmente alinhado ao tema do evento, a participação da população e empreendedores superou as expectativas, foram mais de 700 pessoas que receberam um conteúdo relevante sobre empreendedorismo digital e soluções em meio à pandemia. Os vídeos das lives, somente no Instagram do vereador, já contam mais de 1.600 visualizações.

O tema do primeiro dia (3) tratou das principais dificuldades e soluções das empresas em tempos de pandemia. O analista de negócios do Sebrae, Aurélio Saraiva, apresentou os programas gratuitos e de apoio ao empreendedor, oferecidos pela instituição. Já o artista e diretor da 4i Artes – Companhia de Teatro Musical, Mattheus Carvalho, relatou como conseguiu aumentar o atendimento com as aulas de teatro de forma on-line.

Na quarta-feira (5), a discussão foi sobre educação e capacitação profissional à distância durante a pandemia. A conversa foi pautada por Iglá Generoso, da Digital Innovation One, e pela chefe do departamento de Ciências Humanas e Sociais da Uniara, Eduarda Escila.

Duas profissionais do marketing digital e quatro influencers da cidade compartilharam suas experiências, na quinta-feira (6), durante o painel “Profissão influencer e produtor de conteúdo, solução empreendedora e papel fundamental de influenciar para o bem”, em 6 lives pelo Instagram. Dividiram a fala: Marcia Ceschini (@marciaceschini), da Ceschini Consultoria; Suellen Neves (@eusuellenneves), influencer e youtuber; Karina Bauman (@karinabauman) e Eloisa Pádua (@eloisapaduaa), influencers no Instagram; Denise Watanabe (@dewatanabe), influencer no Instagram e no TikTok e Nathalia Lima (@nahfreitaslima), influenciadora e empreendedora na agência digital Lima Brand.

O evento foi encerrado na sexta (7), com a roda de conversa “Cases de sucesso de empreendedorismo durante a pandemia”, em parceria com o Grupo MEA (Mulheres Empreendedoras de Araraquara). Relataram sua experiência: Emília Kassumi, proprietária da Emy Perfumaria, e Camila Notário, do Suspiros Doce Encanto. De acordo com o parlamentar, mais de 700 pessoas participaram da iniciativa e as visualizações, em seu Instagram, já passaram de 1.600 acessos.

 “Foi um recorde do alcance da Semana do Jovem Empreendedor. Felizmente essa modernização dos encontros para o meio on-line possibilitou que as vivências, conhecimentos e ideias chegassem a mais jovens empreendedores de nossa cidade, incentivando novas iniciativas e compartilhando boas práticas, o que é essencial durante esse período de crise que estamos vivendo por causa da Covid-19”, conclui.

A crise trouxe bons resultados para alguns:

“Ficamos muito felizes em saber que muitos empreendedores conseguiram se reinventar e inovar o seu modelo de negócio para conseguir, até mesmo, aumentar o lucro e as vendas nessa fase difícil para a grande maioria”, diz Angeli.