Educação postural chega ao Caic do Selmi Dei

67

O que não faltou foi animação na tarde de quarta-feira (23) no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) “Rubens Cruz”, no Selmi Dei. O motivo foi a realização de uma palestra para as crianças, ministrada por uma equipe da Universidade de Araraquara (Uniara), sobre as posturas corretas a serem adotadas nas ações do dia a dia. A atividade fez parte da Semana de Incentivo à Educação Postural, evento anual criado por uma lei de autoria do vereador Edson Hel (Cidadania).

“A motivação para criar a Semana veio de um fato que vivi na minha família”, conta o parlamentar. “Quando minha filha tinha cerca de 10 anos, percebemos uma deformidade na sua coluna. A causa era a postura incorreta que ela utilizava no transporte da mochila escolar. Eu e minha esposa procuramos ajuda profissional e hoje está bem, com 19 anos e cursando Direito, com a coluna perfeita. Assim que comecei a atuar na Câmara, propus a lei para alertar pais, professores e alunos sobre os riscos da postura incorreta em crianças. Este é o terceiro ano em que a lei sai do papel e estou muito satisfeito em ver como um evento que começou pequeno assumiu grandes proporções e está ajudando tanta gente.”

Na opinião da vice-diretora da escola, Denise Siqueira Ferreira, “as crianças não têm, realmente, a postura ideal, principalmente nos momentos em que ficam no celular. É muito importante trazer esta informação, para que eles tenham consciência de como ter a postura adequada para todas as atividades que eles desenvolvem na escola”.

A professora de Recursos Terapêuticos Manuais do curso de Fisioterapia da Uniara, Patrícia Regina Ramos Marachi, conduziu os trabalhos, acompanhada por alunos do último ano. Como as atividades são voltadas para estudantes do Ensino Fundamental 1, com idades entre 6 e 11 anos, o grupo estruturou a exposição com muitas imagens e atividades práticas. “Nessa faixa etária, eles são muito animados, se divertem muito. É um aprendizado que eles absorvem de forma muito alegre”, observa. Ao final da aula, todos receberam cartilhas para levar para casa e mostrar aos pais.

Grandes e pequenos aprenderam com o encontro. Para o futuro fisioterapeuta Eduardo Melo dos Santos Lima, foi uma oportunidade de colocar em prática o que aprendeu em sala de aula de uma forma diferente: “A criançada participa, todo mundo interagindo, é incrível. Elas estão aprendendo e prevenindo qualquer tipo de agravamento futuro. Para nós, é muito importante participar”. Já Pedro Henrique Souza Yamaki, de 8 anos, aluno do 3º ano da escola, diz que vai ficar mais atento ao usar o tablet de agora em diante. “Antes eu colocava o pescoço para a frente, assim, mas agora vou fazer direitinho”, garante.

Desde o começo de outubro, mais de 1.600 estudantes participaram das palestras da Semana de Educação Postural: 479 alunos do Caic “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro” (Vale do Sol), 67 da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Rafael de Medina”, além de 980 do Ensino Fundamental e 160 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Caic do Selmi Dei.