Educação municipal disponibiliza conteúdos digitais

Objetivo é contribuir para a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos enquanto não podem frequentar a escola; atividades podem ser feitas no caderno do aluno, sem necessidade de imprimir o conteúdo

132

Com a suspensão das aulas na rede pública municipal – medida temporária de proteção e prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus -, a Secretaria Municipal da Educação está atenta à necessidade de dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos matriculados. Por isso, no site da Prefeitura de Araraquara foram disponibilizadas algumas sugestões de conteúdos digitais.

 

O material foi preparado pelas gerencias e coordenações técnicas das etapas e modalidades da educação básica no âmbito da Secretaria da Educação em conjunto com as equipes gestoras. Os conteúdos apresentam o link de acesso a sites de conteúdos escolares, as plataformas de ensino online gratuitos e também link de jogos educativos para o acesso dos alunos.

 

São conteúdos e atividades com objetivo de contribuir para a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos enquanto não podem frequentar a escola e, ao mesmo tempo, colaborem para manter, minimamente, o vínculo com a escola, seu cotidiano e vivências educacionais, neste momento à distância. Importante destacar que não há necessidade de impressão das atividades, que podem ser feitas no caderno do estudante.

 

Para a ação ser positiva, a equipe da Educação conta com colaboração e apoio das famílias e responsáveis pelas crianças e adolescentes matriculadas nas escolas municipais, a fim de que realizem as atividades propostas. Por isso, é importante estabelecer uma rotina de estudo junto às crianças e adolescentes. É sugerido aos responsáveis definir horários, espaço e regras para que assegurem um ambiente propício à realização das atividades escolares, assim como dialogar com as crianças e adolescentes sobre a importância e os benefícios destes hábitos.

 

A fim de aproveitar o conteúdo digital é sugerido que: entrem diariamente no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br), no momento que for o melhor para a rotina de cada família; façam a leitura da atividade proposta e apoiem as crianças e adolescentes no que precisarem para possam realizar as atividades; abram os links com os conteúdos, vídeos e áudios que forem postados para as crianças (quando a criança precisar deste apoio); verifiquem se a criança e ou adolescente efetivamente realizaram a atividade.

 

Vale destacar que a Secretaria Municipal de Educação também disponibilizará atividades escolares organizadas pelos professores e equipe pedagógica, para cada ano e componente curricular, no caso do Ensino Fundamental; e também para as crianças da Educação Infantil e dos estudantes da Educação Integral, além de atividades para as diferentes faixas etárias matriculadas nos Centros de Educação e Recreação – CERs e nos Centros de Educação Integral – CEs da Prefeitura Municipal.