Duas mortes suspeitas aguardam resultados dos exames

Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 49% e de leitos de UTI é de 26%

43

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira (10), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê avalia que o momento da pandemia no município e região é crítico, com número acentuado de novos casos registrados diariamente, muitos com complicações.

Isso exige o endurecimento das medidas de contenção do Coronavírus, muitas delas já em vigor com a publicação do decreto municipal que estendeu a quarentena no município até dia 19 de agosto.

Vale destacar que, por decisão do Comitê, as academias devem continuar seguindo rigorosamente os protocolos sanitários estipulados pelo decreto municipal. E está proibida a realização de aulas e atividades, sejam individuais ou coletivas, particulares, em associações, clubes, entidades, etc.

Continuam revogadas as autorizações e os deferimentos de protocolos outorgados pelo Comitê para aulas não reguladas. No entanto, no decorrer da semana, a depender da evolução da doença no município, os protocolos serão reavaliados e novas decisões serão tomadas.

O Comitê volta a reforçar que todas as decisões a respeito do avanço ou do retrocesso da flexibilização das atividades econômicas do município são tomadas com base no acompanhamento diário da evolução do Coronavírus, incluindo avanço do número de casos e avaliação da capacidade hospitalar.

Situação epidemiológica

Araraquara possui nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, mais 2.339 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 299 permanecem em quarentena e 2.019 já saíram. Aguardam resultado de exames 280 amostras.

Hoje, 65 pacientes estão internados. Destes, 48 estão em enfermaria – 11 suspeitos e 37 casos confirmados. E 17 pacientes estão internados em UTI – 7 suspeitos e 10 confirmados. Do total de 65 internados, 46 são moradores de Araraquara e 19 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 49% e de leitos de UTI é de 26%.

Foram notificados, até o momento, 21 óbitos decorrentes de Coronavírus e 2 óbitos suspeitos aguardam resultado de exames. Um deles é uma mulher de 59 anos, com comorbidades, que faleceu ontem, após dar entrada na Santa Casa. O outro é um idoso de 69 anos, com histórico de tosse, que faleceu ontem à noite, em sua residência.

Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.