Diversidade é o grande tema da 5ª Semana Senac de Leitura Digital

O Senac Araraquara participa da iniciativa em atividade programada para o dia 14

12

Divulgada neste ano, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró Livro e do Itaú Cultural, aponta que apenas 52% dos brasileiros são considerados leitores, ou seja, leram ao menos um livro nos últimos três meses. Com o propósito de incrementar esse número, o Senac São Paulo promove a 5ª Semana Senac de Leitura, que ocorre entre os dias 13 e 17 de outubro de forma totalmente digital pelo seu canal do YouTube e nas redes sociais das unidades. A programação é gratuita e segue a temática Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo.

Para o Senac São Paulo, assim como não existem barreiras para desenvolver novas habilidades profissionais que possam impulsionar um futuro mais próspero, a leitura é um bem precioso e transformador que pode estar presente em qualquer fase da vida, e de múltiplas maneiras. Por isso, como forma de levar e incentivar a leitura para todos, este ano o evento será on-line e contará com palestras e bate-papos relacionados a grupos minorizados, relações étnico-raciais, produções periféricas, representatividade, acessibilidade e biblioterapia. Na programação, os destaques são as produções de conteúdos acessíveis nas redes sociais, como debates, saraus, contação de histórias, oficinas de escrita e clubes de leitura.

Araraquara

O Senac Araraquara participará da iniciativa com o vídeo A Tecnologia Assistiva como Aliada à Leitura Inclusiva, que será disponibilizado no dia 14, às 12 horas, no Instagram da unidade (www.instagram.com/senacararaquara/).

Produzido por Marielle Falvo, funcionária da instituição e com deficiência visual, o conteúdo aborda as diversas alternativas de acessibilidade que as pessoas com baixa ou nenhuma visão possuem para a interação com a leitura, demonstrando o quanto a tecnologia assistiva contribui para isso.

Além disso, no dia 15, às 12 horas, também na página da unidade no Instagram, o vídeo 5 Dicas de Leitura – escritores indígenas entrará no ar com indicações de obras escritas por indígenas brasileiros de diferentes etnias. Desenvolvido por Mayani Marrawa, docente do Senac Araraquara e designer, o material traz a perspectiva e a narrativa do ponto de vista genuíno dos diversos povos nativos.

Para participar não há necessidade de inscrição prévia, apenas acesso à internet e interesse em leitura e diversidade, seja para fins pessoais ou profissionais. A divisão dos temas centrais é dada de acordo com cada dia do evento: sendo diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional, respectivamente. Consulte a programação completa em www.sp.senac.br/semanadeleitura.