Dia Mundial de Luta Contra a Aids tem campanha de testagem rápida em frente à Prefeitura

Ação acontece na próxima terça (1º), das 9h às 16h, e vai oferecer testes rápidos de HIV e sífilis, além de Covid-19

51

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento IST/Aids) realizará na próxima terça-feira (1º), em frente ao Paço Municipal, testes rápidos de HIV e sífilis na população interessada. O procedimento será oferecido das 9h às 16h.
Aproveitando a estrutura montanda em frente ao Paço, a Secretaria Municipal da Saúde também realizará testes sorológicos para Covid-19, no mesmo horário, para assintomáticos.

A ação de 1º de dezembro faz parte da campanha “Fique Sabendo”, desenvolvida por meio do Programa Municipal de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa visa levar os testes  de HIV e sífilis ao maior número de pessoas possível, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico e acesso oportuno ao tratamento. Embora a Aids não tenha cura, o tratamento – totalmente gratuito – é uma forma efetiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão do vírus, inclusive a vertical (de grávidas para bebês).

Em 2019, Araraquara contabilizou 53 casos de HIV, 32 de Aids e 300 de sífilis. Naquele ano, foram realizados cerca de 110 testes por mês e distribuídos 127 mil preservativos. Em 2020, até o mês de julho, foram registrados 15 casos de HIV, 16 de Aids e 82 de sífilis. De janeiro a outubro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 3.500 testes e distribuiu 85 mil preservativos.

Quem não puder comparecer na terça-feira, poderá fazer o teste por meio da campanha entre os dias 3 e 4 de dezembro na Rua dos Eletricitários, s/n, no Jardim Arco-Íris, das 13h às 16h. A testagem também é realizada ao longo de todo o ano na sede do CTA, localizado na Rua Expedicionários do Brasil, 1435, no Centro, com atendimento das 8h30 às 14h.

Da mesma forma, a testagem gratuita em massa para Covid-19 vem sendo realizada na praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração (TCI) e em seis unidades de Saúde: Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina. Nestes pontos, os testes são feitos sempre das 7 às 8h30, com distribuição de senhas. É uma parceria da Prefeitura com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab.

Vale lembrar que, em todos os locais de testagem, todas as medidas de segurança sanitárias serão tomadas e o uso de máscaras é obrigatório.