CRAS do Cruzeiro do Sul realiza atividades alusivas ao Setembro Amarelo

81

A Secretária Municipal da Saúde, através do programa Territórios em Rede, realiza no Centro de Referência da Assistência Social “Ida Garcia da Cruz”, o CRAS do Cruzeiro do Sul, uma série de atividades alusivas ao Setembro Amarelo, nos bairros Jardim Cruzeiro do Sul e Iedda.

A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), visa a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar e conscientizar toda a população sobre o assunto.

São palestras ministradas nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS do Cruzeiro do Sul, além de caminhadas e atendimentos ao público realizados nos dois postos de saúde dos bairros, nas escolas e no próprio CRAS. Os palestrantes são estagiários de cursos superiores na área de saúde que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Cruzeiro do Sul e Iedda.

Na quarta-feira, dia 11, foi ministrada a palestra: “Ações da campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio”, tendo como público alvo adolescentes entre 13 e 17 anos. Nesta manhã de quinta-feira (12), estagiários do curso de Medicina da Uniara que atuam na Unidade de Saúde da Família falaram sobre o tema com adultos.

Ainda estão agendadas atividades nos próximos dias 18, 26 e 30 de setembro (ver programação abaixo).

A programação conta com o apoio das Secretarias Municipais da Educação e da Assistência e Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria de Segurança Alimentar.

 

Programação

18 de setembro – 13 horas

Capacitação sobre o tema Setembro Amarelo com profissionais do Espaço Crescer

Local: EMEF. Waldemar Saffiotti – Rua Mario Barbugli, 1015 – Jardim Cruzeiro do Sul I e II.

 

26 de setembro – 13h30

Palestra com os estagiários do curso de Psicologia da UNIP que atuam na Unidade de Saúde da Família do Jardim Iedda

Local: E.E. Joaquim Pinto Machado Júnior – Rua Dr. Lázaro Luiz Zamenhof, 589, Jardim Esplanada.

 

30 de setembro – 8h às 10h

Caminhada de sensibilização sobre a prevenção do suicídio entre os alunos das escolas, beneficiários do CRAS, Posto de Saúde do Cruzeiro do Sul e Iedda e profissionais da Fundesport.

Local: Rua Dr. Lázaro Luiz Zamenhof, Jardim Esplanada, em frente à escola