Covid-19: momento é crítico com aceleração do número de casos positivados nas últimas semanas

Araraquara registrou mais 33 casos de Covid-19, neste domingo (23)

135

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo (23), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O município vai iniciar mais uma semana na fase amarela do Plano São Paulo, conforme anunciado pela equipe do Governo do Estado de São Paulo na última sexta-feira, mas com as autoridades sanitárias em alerta.

O momento é crítico. Houve aceleração do número de casos positivados nas últimas semanas em Araraquara e foi constatado risco emitente de sobrecarga no sistema de saúde. Além disso, estudos apontam que o pico da doença no interior de São Paulo, inclusive Araraquara, deva ocorrer nesta semana, mais especificamente no dia 28 de agosto.

Por tudo isso, mais do que nunca é fundamental que os idosos e demais pessoas do grupo de risco permaneçam em casa. Quem precisar sair para trabalhar deve usar máscaras e prestar atenção na higienização das mãos e no distanciamento das outras pessoas.

O município se preparou para o enfrentamento do novo Coronavírus, mas a batalha não está ganha, porque o vírus está circulando. Somente com a participação de toda a população será possível reduzir o ritmo de transmissão. Também é importante que os positivados sejam responsáveis e se mantenham em quarentena, seguindo rigorosamente todas as orientações das autoridades médicas e sanitárias

Os órgãos de fiscalização estão com as ações intensificadas, cobrando rigorosamente o cumprimento do decreto municipal que prorrogou, até dia 9 de setembro, a quarentena e o estado de calamidade pública no município.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou mais 33 casos de Covid-19, neste domingo, dia 23 de agosto. Portanto hoje, são 2.901 casos confirmados. Do total de confirmados, 275 permanecem em quarentena e 2.600 já saíram. Aguardam resultado de exames 221 amostras.

Hoje, 52 pacientes estão internados. Destes, 36 estão em enfermaria – 05 suspeitos e 31 casos confirmados. E 16 pacientes estão internados em UTI – 7 suspeitos e 9 confirmados. Do total de 52 internados, 38 são moradores de Araraquara e 14 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 36% de leitos de enfermaria (pela sua política de internação precoce) e 25% de UTI.  Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 80% na enfermaria e 70% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos na UTI é de 90% e na enfermaria é de 100%. O Hospital de Campanha tem hoje 12 pacientes na enfermaria.

Foram notificados, até o momento, 26 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todo os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)