Coronavírus: Prefeitura implanta atendimento de videochamada para pessoas surdas

Serviço oferece orientações sobre coronavírus e funciona por chamada de vídeo no WhatsApp

77

A Prefeitura de Araraquara deu início ao serviço de atendimento e acessibilidade a pessoas com surdez que buscam orientações sobre o coronavírus. O novo serviço funciona por meio de chamadas de vídeo no WhatsApp e está disponível no número (16) 99635-0544, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Coordenada Secretaria Municipal da Saúde, a ação tem como objetivo promover a comunicação entre pessoas surdas e profissionais da rede municipal de Saúde.

A iniciativa conta com a criação de uma central de atendimento operada pelo Centro Especializado em Reabilitação, vinculado à Secretaria da Saúde. A central é operada por intérpretes habilitados em Libras (Língua Brasileira dos Sinais).

A iniciativa se soma ao serviço de atendimento e resolução de dúvidas da população por meio da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 0800 771 7723, que funciona de segunda a segunda, das 7h30 às 20h.

A recomendação é que qualquer morador que tiver algum sintoma do coronavírus ou precisar de orientação deve ligar para a Prefeitura antes de procurar uma unidade de saúde.

Entre os sintomas do coronavírus estão febre alta e persistente, tosse, cansaço e falta de ar. Para a prevenção da doença, o Ministério da Saúde recomenda a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool em gel), manter os ambientes arejados e o isolamento social, evitando aglomerações de pessoas.