Coordenadoria reforça serviço de acolhimento psicológico ao Servidor

De segunda a sexta-feira, por telefone, profissionais do Sesmt ouvem e orientam servidores municipais em meio à pandemia

95

Desde a última segunda-feira (30 de março), a Prefeitura criou um plantão psicológico por telefone em Araraquara para atender servidores com problemas provocados, entre outras situações, pela pandemia do novo coronavirus.

A coordenadoria municipal de Recursos Humanos (RH), Flávia Dótoli, explicou na quarta-feira (2), no programa Canal Direto – Especial Coronavirus, via Facebook da Prefeitura, como funciona este serviço de acolhimento.

Por telefone, são oferecidos atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h até às 19h, por quatro psicológicos do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), que ouvem e orientam servidores.

Das 8h às 12h, o psicólogo Júnior atende pelo telefone celular 9.9718-3294; das 10h às 14h, a psicóloga Tamy, no 9.9713-0702; das 14h às 18h, Sandra, 9.9718-3294; e das 15h às 19h, Regina, pelo 3301-9004.

“A proposta é acolher funcionários municipais tensos por conta do momento atual, principalmente aqueles que estão na linha de frente dos serviços essenciais da Prefeitura, como os da saúde, ou os afastados de suas funções por problemas de saúde”, disse Flávia.

 

O servidor que optar em ouvir o psicólogo por vídeo, basta escolher um dos três horários em que o atendimento é feito via celular e linkar um dos números pelo Watsapp.

 

Conforme acrescentou a coordenadora de RH, também podem ser apresentadas aos psicólogos algumas questões emocionais que vão além do trabalho na Prefeitura. “Até porque vivemos um momento de extrema vulnerabilidade interna e pressão interna e externa, com medo do invisível”, enfatizou Flávia Dótoli.

 

Vale ressaltar que por conta da recomendação da Organização Mundial de Saúde, para que as pessoas fiquem em casa por conta do novo coronavirus, principalmente os idosos, a Prefeitura tira outras dúvidas dos servidores também de forma online.

 

Além do plantão psicólogo, atestados médicos podem ser enviados através do email sesmt@araraqara.sp.gov.br. Para dúvidas relativas a salários, dias abonados ou férias, são mais três emails: gerênciarh@araraquara.sp.gov.brdocrh@araraquara.sp.gov.br, e folharh@araraquara.sp.gov.br, além dos telefones 3301-9019 3 3301-1922.