Coordenadoria de Agricultura e Saúde promovem “Oficina de Sensibilização em Plantas Medicinais”

60

A Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria Executiva de Agricultura, órgão ligado à Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, promoveu nesta sexta-feira (4), na Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Antônio Carlos Pizzolitto”, no Jardim Adalberto Roxo, a Oficina de Sensibilização em Plantas Medicinais.

Foi o lançamento de um projeto-piloto, cujo objetivo é ampliar o acesso da população aos benefícios das plantas medicinais e suas funções terapêuticas.
Uma demanda que, segundo Alcindo Sabino, coordenador de Planejamento e Participação Popular, surgiu em uma das plenárias regionais do Orçamento Participativo e que foi prontamente aceita pela coordenadora de Agricultura, Silvani Silva. Ambos estiveram presentes na oficina realizada no Adalberto Roxo, juntamente com a equipe da USF da Secretaria Municipal da Saúde.

Silvani Silva ressalta que este projeto, que começa a ser implantado, visa envolver a população atendida nas Unidades de Saúde do município no plantio e manipulação de plantas medicinais, de forma segura. Com essa aproximação, o objetivo é também resgatar valores e praticar a humanização na rede municipal.

Com atuação multiprofissional, em conformidade com os princípios do SUS, o projeto conta com as parcerias dos curso de Farmácia da Uniara, das Faculdades de Ciências Farmacêuticas da Unesp/Araraquara e da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), antiga CATI. Nesta sexta, participaram do encontro Érica Tomé, da CDRS, além dos professores José Ricardo de Oliveira, da Uniara, e Raquel Regina Duarte Nogueira, da Unesp. Outra apoiadora e parceira do projeto que incentiva o uso seguro de plantas medicinais é a Dra. Vanessa Fabri Gonçalves, médica de Medicina da Família e da Comunidade.

Durante a Oficina de Sensibilização em Plantas Medicinais, os participantes receberam material explicativo e também orientações dos profissionais presentes sobre as diferentes plantas medicinais e suas funções terapêuticas.

Eles também foram convidados para participar da próxima etapa do projeto, no dia 22 de outubro, que será um curso gratuito sobre plantas medicinais, oferecido das 9 às 16h, na sede da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), localizada na Rua Treze de Maio, 1352, na Vila Xavier. Para mais informações, os contatos são (16) 3322-0511 ou 3301-6174.