Congresso da Facesp foca na valorização da rede de Associações Comerciais

53

Com o tema #FacespEuValorizo, e contando com as presenças do historiador Leandro Karnal e da ministra Damares Alves, aconteceu na última semana a 19ª edição do Congresso Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Realizado no Tauá Hotel, em Atibaia, o congresso contou com mais de 1,5 mil pessoas nos três dias de atividades.

Além de Damares e de Leandro, o evento teve ainda em sua programação a fundadora da plataforma de influenciadoras digitais F*Hits, Alice Ferraz; o escritor Conrado Adolpho; a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Spender Uebel e Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da pintora brasileira Tarsila do Amaral, entre outros.

“Somos uma grande rede com credibilidade e é justamente este o nosso principal valor”, afirmou o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto. “O Congresso se apresenta como mais uma oportunidade de opinar, ouvir e compartilhar ideias. Esta reciprocidade gera o comprometimento tão necessário para alcançarmos os objetivos propostos, que é, e sempre será, a busca pelo desenvolvimento do empreendedorismo”, afirmou Cotait.

“Seremos a voz do empreendedorismo, com o apoio das 420 associações comerciais espalhadas por todo Estado de São Paulo e que representam uma força política sempre mobilizada na defesa da livre iniciativa e do desenvolvimento nacional”, declarou o presidente da Facesp.

Falando sobre o evento, o presidente da associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), destacou a importância do papel da Facesp e das associações comerciais nas mudanças por que passa o Brasil. “O País está saindo de um modelo de dependência do Estado para uma economia liberal, e o novo modelo colocará o setor privado como principal agente do desenvolvimento do país. A responsabilidade e o papel da Facesp e das associações comerciais para o sucesso do novo tempo que está chegando são muito grandes”, destacou Janone.

 

Mulheres

Eventos voltados às mulheres e aos jovens empreendedores também foram destaque no evento. “Neste ano, particularmente, o Congresso da Facesp teve um brilho especial de cultura, história e sensibilidade”, afirmou a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp, Ana Claudia Badra Cotait.

“Além de contar com a presença de palestrantes ilustres e de assuntos relacionados ao dia a dia das Associações Comerciais, tivemos a 1ª Edição do Prêmio Tarsila do Amaral, uma ação do CMEC que trouxe nomes como o da empresária Luiza Helena Trajano e a Beatriz Pimenta Camargo (primeira mulher presidente do MASP)”, lembrou Ana Claudia.

Fomento ao empreendedorismo feminino; Rodada de Negócios com Mulheres Empreendedoras; “Mulher e violência não combinam”; “A importância da mulher na política” e Empreendedorismo Digital foram alguns dos painéis apresentados pelo CMEC.

 

Programação

O 19º Congresso também contou com debates sobre a mobilização associativa na defesa da Certificação Digital, o Cadastro Positivo, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a Lei da Liberdade Econômica, e o papel das ACs exportadoras e importadoras na inserção das Pequenas e Médias Empresas no cenário internacional.

Além disso, a programação contou ainda com uma reunião entre os vice-presidentes (VPs) das Regiões Administrativas (RAs) da Facesp. Outro acontecimento importante foi a apresentação da Faculdade do Comércio e a rodada de sucessos do Empreender Competitivo. Por fim, o Congresso se encerrou com a entrega do troféu para as vencedoras do Prêmio AC Mais 2019.