CEPROESC lança a campanha Não Custa Nada

Objetivo é arrecadar tampas plásticas, durante um ano, que serão revertidas à Casa Cairbar Schutel

22

O Centro de Promoção Educacional e Social na Comunidade (CEPROESC) lançou, na primeira semana de setembro, a campanha Não Custa Nada que tem como objetivo a arrecadação de tampas plásticas, durante um ano, que serão revertidas à Casa Cairbar Schutel. A ação tem parceria com a Universidade de Araraquara (UNIARA), por meio da Coordenação de Serviço Social.

A iniciativa do CEPROESC leva em seu conceito preparar os aprendizes para a importância da prática solidária na sociedade, por isso, os jovens são protagonistas da campanha fazendo a interlocução com as empresas parceiras para serem postos de arrecadação.

O material arrecadado, tampas plásticas de todos os tamanhos, será revertido à Casa Cairbar Schutel. De acordo com o Coordenador de Projetos da instituição, Maurício Eugênio Oliveira Sgobi, após o recebimento destas tampinhas, as mesmas são lavadas,

esterilizadas, secadas, separadas por cor e ensacadas com número de identificação da entidade. “Após todo o processo de limpeza e separação, fazemos a comercialização integral do produto para o programa Tampinha Legal, que é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina.”

Mauricio explica que após o recebimento do material pela indústria, o recurso financeiro é repassado à Casa Schutel e parte da verba fica para a Instituição e outra é destinada como incentivo financeiro aos pacientes que trabalharam no projeto das tampinhas plásticas.

Para a Gerente Administrativa do CEPROESC, Gizela Gomides, dentro das

características do Programa de Aprendizagem, organizar os adolescentes e os jovens aprendizes para ações solidárias em prol do coletivo é ir muito além do ato solidário.

“Nosso intuito com o lançamento da campanha Não Custa Nada é estimular, por meio da flexibilidade cognitiva e nas soluções de problemas, ações voluntárias conscientes e relevantes, que irão ao real encontro dos anseios da comunidade local, gerando impacto e transformando cenários.”

A organizadora da campanha e Assistente Social do CEPROESC, ressalta o ato solidário como um quebra-cabeça da felicidade. “A solidariedade pra mim é um quebra-cabeça da felicidade que não quero nunca acabar de montar. Cada ato solidário que prático me torno uma pessoa mais completa e feliz. O que é pouco pra uns, será o tudo para muitos.”

Representando a UNIARA, a Coordenadora do curso de Serviço Social, Natália Ferrari Vedroni, destaca a importância da solidariedade no contexto atual. “A prática da solidariedade é uma ação que transforma tanto quem pratica como quem recebe.

Portanto, praticar a empatia e ações de apoio ao próximo é algo muito significativo, principalmente no momento que estamos vivenciando. Precisamos estar atentos ao nosso papel na sociedade e criar esta corrente de transformação.”

Natália ressalta a parceria entre CEPROESC e UNIARA. “Nós, da Universidade de Araraquara, somos gratos pelo convite e temos a certeza que a campanha dará excelentes frutos. Ver jovens aprendizes tão cedo engajados em projetos sociais, contribuindo para o bem comum é muito gratificante. Com certeza, toda esta ação é muito significativa para nós!”

Tampas utilizadas

Produtos Alimentícios: óleo de cozinha, vinagre, sorvete, maionese, chocolate em pó, café solúvel, adoçante etc. Higiene Pessoal: acetona, creme dental, perfume, lenços umedecidos, xampu, cosméticos etc. Higiene Doméstica: detergente, alvejante, amaciante etc. Outras: remédio, cola, caneta, refrigerantes, tampa de água de 20 litros e de embalagens de troca de óleo etc.

Entidade

O CEPROESC desenvolve o Programa Jovem Aprendiz para Araraquara e

microrregião. Atualmente, está com 300 jovens aprendizes trabalhando nas mais de 80 empresas parceiras. A sede fica na Rua Expedicionários do Brasil, 1630, em Araraquara.

Informações pelo site www.ceproesc.com.br; facebook, instagram e youtube: @ceproesc ou pelo telefone (16) 3322.5810 e whatsapp (16) 99116.2756.