Campanha para medula óssea inscreve 200 doadores na cidade

Coleta de sangue em drive-thru será realizada neste sábado (30), na sede da Universidade Paulista - Unip Araraquara

31

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas – Estrelas de Ísis conseguiu bater a meta com a inscrição de 200 candidatos como doadores de medula óssea em Araraquara.

Em parceria com a Universidade Paulista (Unip) e Hemocentro de Ribeirão Preto, a campanha “Sinal de Vida” de coleta de sangue será realizada neste sábado (30), na própria Unip Araraquara, no sistema drive-thru.

Vale ressaltar que na hora da rápida coleta de 5ml de sangue para definir o tipo sanguíneo do doador, é necessário se apresentar com RG e, se tiver, o cartão SUS. Também é preciso ter idade entre 18 e 54 anos, ser livre de doenças transmissíveis pelo sangue e cumprir todos os protocolos de higiene.

Para evitar aglomerações por conta da pandemia do coronavírus, os candidatos se cadastraram via internet ao mesmo tempo em definiram o horário da coleta do sangue, que será feita na Unip sem que o doador tenha que sair do carro.

Ao agradecer de público as pessoas que se inscreveram como doadoras de medula óssea, a conselheira consultiva da Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas – Estrelas de Ísis, Nathalia Rigolin, ressalta a importância da 7ª campanha em Araraquara. É que a chance de compatibilidade de sangue para transplantes de medula óssea é de apenas uma a cada 100 mil pessoas.

Nathalia ainda reitera que todos os cadastros são importantes para a campanha, que movimenta centenas de doadores através das redes sociais e das mídias convencionais.

O Hemocentro de Ribeirão Preto efetuará o cadastro dos candidatos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), indicado para mais de 70 doenças graves de pacientes de todo o planeta.

A Unip Araraquara fica na Avenida Alberto Benassi, 200, próximo ao Shopping Jaraguá.