Campanha coleta 860 quilos de resíduos eletroeletrônicos no Cecap

II Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos de 2020 foi realizada sábado, na Praça do Cecap

159

O Daae, em parceria com a Casa Cairbar Schutel e Prefeitura Municipal, realizou a II Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos de 2020, na Praça do Cecap.

Foram coletados 860 quilos de resíduos dos mais diversificados tipos (notebooks, tablets, impressoras, panelas elétricas, celulares e cabos, pilhas, baterias, tanquinhos, monitores, videogames, ventiladores, entre outros). Os grandes televisores de tubo antigos foi a marca registrada da campanha.

Com o avanço tecnológico, os materiais eletroeletrônicos tornaram-se obsoletos rapidamente e, consequentemente, transformaram-se em resíduos. Por isso, as campanhas são imprescindíveis para preservação dos recursos naturais pois, os elementos utilizados para fabricação dos eletrônicos, voltam como matéria prima à cadeia produtiva.

Dos 50 participantes, 46 classificaram a campanha como ótima e o restante classificou como boa. Segundo a Diretora de Gestão Ambiental do Daae, Katia Castro de Matteo, estão previstas para 2020 mais cinco campanhas distribuídas pelas seguintes regiões: Santana, Vila Xavier, Selmi Dei, Assentamento Bela Vista do Chibarro e uma no Distrito de Bueno de Andrada.

Os técnicos do Daae aproveitaram a campanha para distribuírem materiais educativos e sensibilizarem os participantes sobre o combate ao Aedes aegypt, como prevenir a dengue, a importância em utilizar corretamente os bolsões de entulho e como evitar as queimadas urbanas. O superintendente do Daae, Donizete Simioni, acompanhou a campanha.