Campanha animal arrecada ração e busca sensibilização contra o abandono

Rede Solidariedade passa a receber ração para animais da cidade e ações informativas alertam que animais domésticos não transmitem o Coronavírus

102

Duas campanhas em prol dos animais ganham força esta semana: a arrecadação de ração e também a campanha informativa contra o abandono de animais domésticos. As ações da Coordenadoria de Bem Estar Animal e o Conselho de Proteção e Defesa Animal buscam formas de aliviar o sofrimento dos animais nessa época de Covid-19.

 

A arrecadação de ração para animais passa agora a fazer parte da lista de produtos para doação da Rede Solidariedade, organizada pela Prefeitura de Araraquara juntamente com a sociedade. Assim, além de alimentos e produtos de higiene, a campanha passa a zelar pelos animais por meio do recebimento de ração para cães e gatos.

 

Gabriela Palombo, coordenadora executiva de Bem Estar Animal, explica que as ações foram pensadas para a população animal. “A consequência dessas questões sociais resultam em muitas famílias com animais e dificuldade em alimenta-los”.

 

A arrecadação passa a ser realizada da mesma forma dos outros produtos da Rede Solidariedade: pelo telefone 0800-773-1145. A Rede de Solidariedade – com o slogan “Solidariedade contagia mais que o vírus” – visa estimular a solidariedade dos araraquarenses para ajudar famílias em vulnerabilidade, os grupos de risco do novo coronavírus e, agora, também os animais. O 0800 funciona diariamente, das 8h às 18h.

 

Gabriela destaca que os organizadores da campanha buscam ampliar os pontos de arrecadação da ração para os animais. “Estamos em contato com casas de ração, mercados e supermercados uma vez que estas são atividades comerciais permitidas pelo decreto. Queremos sensibilizar os comerciantes para serem pontos de coleta – isso já está permitido por decreto – a fim de que possamos facilitar para quem vai doar e ampliarmos os pontos da coleta de alimentos para os animais da cidade”. Os novos pontos devem ser divulgados em breve e, enquanto isso, a opção do 0800 é a válida (0800-773-1145).

 

Contra o abandono

A coordenadora conta que nesta sexta, 03 de abril, terá início também a campanha contra o abandono de animais domésticos, já que o Covid-19 sinaliza para o aumento de números de desamparo de cães e gatos. “É muito importante informar que cães e gatos não transmitem o Covid-19 para humanos, de acordo com informações da OMS – Organização Mundial da Saúde. Infelizmente vivemos uma onde de ‘fake news’- as notícias falsas – em circulação”.

 

Gabriela aponta que os tipos de coronavírus que atacam cachorros e felinos, além de não transmissíveis, nada têm a ver com o Covid-19. Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, não há evidências de que esses animais possam ser infectados ou transmitir o vírus. “Por isso a importância dessa campanha que sensibiliza contra o abandono. As pessoas podem ficar tranquilas com seus animais: eles não transmitem o Coronavírus”, finaliza.