Avanço da Covid-19 na cidade preocupa Comitê de Contingência

Com 50 pacientes positivados por dia, Araraquara registrou mais dois óbitos pela doença nesta quarta-feira

70

O Comitê de Contingência do Coronavírus da Prefeitura de Araraquara, formado por profissionais de saúde e secretários municipais, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (19) com o prefeito Edinho para avaliação da situação da pandemia da Covid-19 no município.
Araraquara chegou a 25 mortes em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus, sendo duas vítimas confirmadas nesta quarta: um homem de 62 anos e uma mulher de 52, ambos com comorbidades. A média é de aproximadamente 50 pacientes positivados diariamente (são 2.756 casos registrados ao todo).
Durante a reunião, os integrantes do comitê demonstraram preocupação com a evolução da pandemia e informaram que somente o hospital de campanha, o Hospital da Solidariedade, possui leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) à disposição dos pacientes positivados e que necessitem de maiores cuidados. Outros hospitais públicos e privados estão trabalhando no limite de ocupação.
Apesar de a letalidade da doença ser baixa em Araraquara (de 0,90%, em dados desta quarta), refletindo a alta testagem, o acompanhamento dos pacientes confirmados e a internação preventiva dos grupos de risco, o comitê ressalta que a transmissão da doença precisa diminuir para que vidas sejam salvas.
Uma reunião que estava agendada para esta quarta-feira entre o prefeito Edinho e as entidades empresariais representantes do comércio e do setor de serviços foi reagendada para segunda-feira (24). No diálogo, serão construídas ações conjuntas para a diminuição das contaminações.
O Comitê de Contingência alerta a população para que só saia de casa se realmente for muito necessário, utilize máscaras e lave frequentemente as mãos, além de não participar de aglomerações, inclusive familiares.
Mais informações sobre o enfrentamento à Covid-19 estão no site www.araraquara.sp.gov.br/coronavirus. Os boletins diários do Comitê de Contingência do Coronavírus são divulgados em http://www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial e https://bit.ly/municipiodeararaquara.