Araraquara registrou neste sábado (4) mais 58 casos de Coronavírus

A média móvel de casos de Coronavírus confirmados na cidade variou entre 45 e 50 nos últimos 7 dias

51

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado (3), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê encerra a semana atenta à evolução do novo Coronavírus em Araraquara, alertando sempre para os riscos de contágio da doença nas aglomerações que são realizadas nos finais de semana, incluindo reuniões familiares, confraternizações, festas e encontros de grupo de amigos.

Justamente para coibir essas atividades, onde a transmissão vem ocorrendo, começou a ser implantando nessa semana o Plano de Intensificação do Enfrentamento da Covid-19 no município, novas ações coordenadas que estão intensificando a assistência aos casos suspeitos e confirmados e ampliando o controle sanitário para redução da transmissão do vírus, com fiscalização mais rígida.

O objetivo é promover a mobilização da comunidade para efetiva adesão às medidas de isolamento social, porque os estudos mostram que o vírus continua circulando e fazendo vítimas. A média móvel de casos confirmados na cidade variou entre 45 e 50 casos nos últimos 7 dias, sem registro de declínio da curva de transmissão neste período.

Portanto, a prevenção continua sendo fundamental nessa batalha. Quem precisar sair de casa deve usar a máscara de forma correta e manter distanciamento das outras pessoas.

Todas as ações estão sendo empregadas com o objetivo de conter a transmissão da Covid-19, mas somente terão resultado se a população se conscientizar e fazer sua parte. Os órgãos de fiscalização estão circulando neste fim de semana, mas nenhuma força tarefa é capaz de coibir todas as aglomerações que podem vir a se formar em espaços públicos e particulares da cidade. Zelar pela vida é responsabilidade de todos.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou neste sábado, dia 4 de outubro, mais 58 casos de Coronavírus, o equivalente a 36% das 158 amostras analisadas.

Portanto, agora, são 4.543 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 199 permanecem em quarentena e 4.296 já saíram. Aguardam resultado de exames 155 amostras.

Hoje, 48 pacientes estão internados. Destes, 41 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 33 confirmados. E 7 estão na UTI – 1 suspeito e 6 confirmados.  Do total de 48 internados, 42 são moradores de Araraquara e 6 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 42% de leitos de enfermaria e 12% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 50% na enfermaria e 33% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 80% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 16 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 48 óbitos decorrentes de Coronavírus. E 1 óbito suspeito continua sendo investigado.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.