Araraquara registrou neste sábado (17) mais 21 casos de Coronavírus

A Prefeitura lembra que hoje é o dia D da campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite

46

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 17 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que hoje, sábado, é dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Os pais os responsáveis por crianças com idade entre 1 a 4 anos devem levá-las a uma das unidades de saúde do município, das 8 às 17 horas, ou no Sesa, que fica na Ria Itália, 1617, na região central. É preciso apresentar o Cartão SUS ou a própria carteirinha de vacinas da criança.

E até 30 de outubro, a vacina contra a pólio continuará disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 34 unidades de saúde do município.

Neste mesmo período, todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos terão suas carteirinhas avaliadas e atualizadas e serão vacinadas com as doses das vacinas que faltam.

Pessoas entre 30 e 49 anos de idade também podem receber a dose da vacina tríplice virial – contra sarampo, caxumba e rubéola, assim como pessoas das outras faixas etárias devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

Principalmente diante do atual cenário de pandemia, a população não deve deixar de se imunizar e manter a vacinação de rotina em dia.

Lembrando ainda que sábado também é dia de solidariedade e o Comitê reforça o apelo para que as pessoas continuem colaborando com a Rede de Solidariedade, doando alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de ração.

A Casa dos Conselhos, na região central da cidade, tornou-se um ponto permanente para receber doações. Quem quiser ou puder contribuir com doações pode procurar pela Casa dos Conselhos, na Avenida Portugal, 583, entre as ruas Rua 4 e 5, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Essa parceria com a população tem sido fundamental para o atendimento da demanda da Rede de Solidariedade, que funciona pelo telefone 0800-773-1145, que recebe ligações das 8h às 18h, inclusive nos finais de semana.

Vale destacar ainda que a Rede de Solidariedade concentra todo o atendimento prestado às famílias em vulnerabilidade do município que tiveram a situação econômica agravada pela pandemia de Covid-19. Dessa forma, pedidos de doações de cestas básicas ou similares que estiverem circulando nas redes sociais são ‘fake news’ e devem ser imediatamente descartados.

 Situação Epidemiológica

Araraquara registrou neste sábado, dia 17 de outubro, mais 21 casos de Coronavírus, o equivalente a 18% de 120 amostras analisadas. Portanto, agora, são 5.151 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 221 permanecem em quarentena e 4.870 já saíram. Aguardam resultado de exames 150 amostras.

Hoje, 40 pacientes estão internados. Destes, 33 estão em enfermaria – 08 suspeitos e 25 confirmados. E 7 estão na UTI – 5 suspeitos e 2 confirmados.  Do total de 40 internados, 35 são moradores de Araraquara e 5 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 34% de leitos de enfermaria e 12,5% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 80% na enfermaria e 60% na UTI. No Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 80% na enfermaria e de 100% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 18 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 60 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de um idoso de 66 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital da rede pública.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.