Araraquara registrou neste domingo (4), mais 54 casos de Coronavírus

Testagem em massa continua nesta semana na Praça Santa Cruz e TCI

112

A Secretaria Municipal da Saúde inicia a semana dando continuidade à realização de testes sorológicos gratuitos para Coronavírus no Terminal Central de Integração e na Praça Santa Cruz.

Essa testagem em massa é resultado de uma parceria do município com o Laboratório Hilab, Uniara e Instituto Butantã. Ela está sendo feita no centro da cidade de segunda a sexta-feira, das 7 às 8h30, com distribuição de até 75 senhas diárias em cada um dos dois postos de coleta.

Lembrando que somente as pessoas assintomáticas devem procurar a testagem no centro da cidade. As que estiverem apresentando algum sintoma gripal devem continuar se dirigindo ao Centro de Triagem da UPA da Vila Xavier.

A coleta é de sangue venoso e o exame identifica dois tipos de anticorpos: IGG, que é o anticorpo da fase aguda da doença, ou seja, indica que a pessoa ainda está em fase de transmissão, e o IGM, que é o anticorpo da fase latente, o que significa que a pessoa já teve a doença e adquiriu imunidade.

Depois da coleta, todos deverão receber o resultado do exame por SMS ou via email, em até 24 horas. Caso isso não ocorra, a pessoa deve entrar em contato para se informar, através do aplicativo app.hilab.com.br ou por email, o sac@hilab.com.br

Quando o exame é positivado, o caso é notificado, a pessoa é encaminhada ao serviço de saúde e tem todo o monitoramento de um caso reagente.

A medida faz parte do Plano de Intensificação do Enfrentamento da Covid-19 e, com ela, o município vai ampliar ainda mais sua taxa de testagem, que hoje é de quase 13.500 testes por 100 mil habitantes.

O objetivo das ações que estão sendo implementadas com o Plano é reduzir o contágio do novo Coronavírus na cidade.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou neste domingo, dia 4 de outubro, mais 54 casos de Coronavírus, o equivalente a 36,5% das 148 amostras analisadas. Portanto, agora, são 4.597 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 210 permanecem em quarentena e 4.339 já saíram. Aguardam resultado de exames 114 amostras.

Hoje, 49 pacientes estão internados. Destes, 42 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 33 confirmados. E 7 estão na UTI – 1 suspeitos e 6 confirmados.  Do total de 49 internados, 42 são moradores de Araraquara e 7 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 43% de leitos de enfermaria e 12,5% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 50% na enfermaria e 33% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 80% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 16 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 48 óbitos decorrentes de Coronavírus. E 1 óbito suspeito continua sendo investigado.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana.