Araraquara registrou neste domingo (25), mais 24 casos de Coronavírus

As estatísticas diárias apontam queda nos números de casos positivados de Covid-19 nas últimas semanas

57

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 25 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

As estatísticas diárias levantadas e analisadas pelo Comitê apontam queda nos números de casos positivados de Covid-19 e também no número de internações nas últimas semanas em Araraquara. Os dados mostram que o município voltou a patamares registrados em julho, período anterior ao pico de casos da doença.

O município encerrou a semana com a média móvel de 27 casos diários de Covid-19, praticamente a metade da registrada no pico da doença, quando a média móvel chegou a 52 casos diários, no último dia 5 de outubro e de 8 de agosto. Uma média móvel de casos menor que a atual só havia sido registrada em 23 de julho, há exatos três meses, quando estava em 25 casos diários.

A redução também é vista nas internações. O pico de pessoas internadas com Covid-19 foi 8 de agosto, com 81 pacientes. O maior número deste mês foi no último dia 10, com 64 internados. Os registros caíram para 35 pacientes nos hospitais, na última sexta-feira, o equivalente a 56% de queda em relação ao pico.

Vale ressaltar ainda que a oferta de testes foi ampliada neste mês de outubro, com testagem em massa de assintomáticos em vários pontos da cidade.

O Comitê reforça que vai manter o monitoramento dos números de forma intensiva para averiguar se a tendência de queda se manterá. Apesar dos números positivos, é importante que a população continue tomando os cuidados necessários para conter o avanço da doença, evitando aglomerações, utilizando máscaras o tempo todo ao precisar sair de casa e higienizando frequentemente as mãos.

Quem sentir qualquer sintoma gripal deve continuar procurando atendimento na UPA da Vila Xavier, que integra o Polo de Atendimento Estratégico no combate ao coronavírus no município.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou neste domingo, dia 25 de outubro, mais 24 casos de Coronavírus, o equivalente a 15% de 156 amostras analisadas.

Portanto, agora, são 5.373 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 177 permanecem em quarentena e 5.133 já saíram. Aguardam resultado de exames 109 amostras.

Hoje, 36 pacientes estão internados. Destes, 27 estão em enfermaria – 3 suspeitos e 24 confirmados. E 09 estão na UTI – 1 suspeito e 08 confirmados.  Do total de 36 internados, 30 são moradores de Araraquara e 6 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 27,5% de leitos de enfermaria e 16% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 70% na enfermaria e 30% na UTI.

Hoje, o HEAB tem 06 pacientes internados. Já o Hospital de Campanha tem 11 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 63 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.