Araraquara registrou neste domingo (15), mais 51 casos positivos do novo Coronavírus

Eleitores que foram diagnosticados com Covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição não devem comparecer à votação

68

Hoje é dia de eleições municipais em todo o País e o Comitê reforça a importância dos cuidados que a população deve tomar para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

Diante da pandemia, a Justiça Eleitoral iniciou a votação uma hora antes do habitual e determinou o horário preferencial das 7h às 10h para maiores de 60 anos. Além disso, divulgou várias recomendações sanitárias, entre elas:

– Não deixe para votar na última hora; confira o local de votação antes de sair de casa; se possível, leve sua própria caneta; leve anotados os nomes e números dos candidatos para agilizar o processo; não saia de casa sem máscara; mantenha distância mínima de um metro e evitar contato físico com outras pessoas; se possível, não leve crianças e acompanhantes; higienize as mãos com álcool em gel disponibilizado na sua seção antes e depois de votar, e permaneça no local de votação apenas pelo tempo suficiente para votar.

Nos locais de votação, não está sendo permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara. Fique atento às regras.

E, principalmente, eleitores que foram diagnosticados com Covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição não devem comparecer à votação. O cumprimento da quarentena é fundamental para a sua saúde e para a saúde do próximo.

Os órgãos de fiscalização estão organizados e atuando nas ruas para cobrar o cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou neste domingo, dia 15 de novembro, mais 51 casos positivos do novo Coronavírus, o equivalente a 22% de 232 amostras analisadas. Portanto, o município tem hoje 6.011 casos confirmados.

Do total de confirmados, 220 permanecem em quarentena e 5.720 já saíram. Aguardam resultado de exames 158 amostras.

Hoje, 43 pacientes estão internados. Destes, 29 estão em enfermaria – 3 suspeitos e 26 confirmados. E 14 estão na UTI – 1 suspeito e 13 confirmados. Do total de 43 internados, 31 são moradores de Araraquara e 12 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 29,5% de leitos de enfermaria e 25% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 9 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 pacientes e o Hospital de Campanha tem 14 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 71 óbitos decorrentes de Coronavírus e um 1 óbito suspeito, que aguarda o resultado do exame.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana.