Araraquara registrou nesta quarta-feira (30) 47 casos de Coronavírus

Gratuidade do passe do idoso volta a valer amanhã (1º)

38

Araraquara registrou nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, mais 47 casos de Coronavírus, o equivalente a 27% das 172 amostras analisadas. Portanto, agora, são 4.381 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 205 permanecem em quarentena e 4.129 já saíram. Aguardam resultado de exames 220 amostras.

Hoje, 47 pacientes estão internados. Destes, 36 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 27 confirmados. E 11 estão na UTI – 2 suspeitos e 9 confirmados.  Do total de 47 internados, 41 são moradores de Araraquara e 6 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 37% de leitos de enfermaria e 20% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 25% na enfermaria e 90% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 80% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 9 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 47 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de uma idosa de 71 anos, portadora de comorbidades, que estava internada em hospital particular desde 26 de setembro.

Mais 2 casos suspeitos de óbitos  estão sendo investigados. Um óbito suspeito que estava em investigação foi descartado.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Passe do idoso 

A partir desta quinta-feira, dia 1º de outubro, ficam restituídas as medidas de gratuidade ou de isenção de tarifas do transporte público coletivo municipal, urbano ou rural às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

A gratuidade será concedida somente entre 9 e 16 horas, de segunda a sexta-feira, para evitar que o idoso circule no transporte coletivo nos horários de pico. Ou seja, antes das 9 horas e depois das 16 horas, a gratuidade estará suspensa. Aos sábados, domingos e feriados, a gratuidade vigora durante todo o período em que o serviço estiver disponível.

Para essa retomada, está sendo intensificado o protocolo sanitário com ações de prevenção do contágio da Covid-19, implementadas no Terminal Central de Integração, nos ônibus e nas empresas de transporte.

As ações incluem sinalização de distanciamento nas plataformas; dispenser de álcool em gel nas áreas de circulação comum de acesso aos usuários e funcionários; higienização diária e constante nos banheiros do TCI; higienização diária e constante da área interna – catraca, balaustre e assentos – dos coletivos nas passagens dos ônibus pelo TCI, e higienização periódica completa nos ambientes de uso comum do TCI, com limpeza noturna.

Também vêm sendo realizadas ações de orientação através de panfletagem e constante distribuição de máscaras de proteção, aferição diária de temperatura dos funcionários e instalação de cortina plástica de proteção ao motorista.

Desde o início da pandemia, a Guarda Civil Municipal atua na fiscalização e orientação do uso de máscara de proteção.

O protocolo sanitário foi elaborado pela Controladoria do Transporte de Araraquara – CTA, juntamente com as empresas que prestam o serviço na cidade, com base nos protocolos do Ministério da Saúde e ANVISA, bem como Decretos Municipais e Estaduais, com suporte da Vigilância Sanitária da cidade nas ações de contenção e prevenção ao Covid-19.

Secretaria Municipal da Saúde

Conforme é feito semanalmente, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus, até segunda-feira, dia 28 de setembro. São eles:

– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 26.610 pessoas

– Atendimentos na observação do polo da UPA Vila Xavier:  318 pessoas

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 372

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 3.751 ligações

– Pacientes acima de 65 anos com atendimento residencial: 345

– Exames realizados junto à Unesp: 18.546

– Exames realizados junto à Uniara: 10.125

– Teste antígeno – 3.184

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 289