Araraquara registrou mais 37 casos de Coronavírus nesta quinta-feira (3)

Cidade segue com média móvel de 36 casos diários, nos últimos 7 dias

21

Araraquara registrou mais 37 casos de Coronavírus nesta quinta-feira (3). Portanto, agora, são 3.319 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 242 permanecem em quarentena e 3.045 já saíram. Aguardam resultado de exames 116 amostras.

Hoje, 55 pacientes estão internados. Destes, 36 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 29 confirmados. E 19 estão na UTI – 5 suspeitos e 14 confirmados.  Do total de 55 internados, 43 são moradores de Araraquara e 12 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 37% de leitos de enfermaria e 34% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 60% na enfermaria e 80% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 60% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 14 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 32 óbitos decorrentes de Coronavírus e dois óbitos suspeitos estão sendo investigados.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Sinal de alerta

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 3 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê, que continua realizando análises de demandas encaminhadas por estabelecimentos comerciais e de prestadores de serviços do município, reforça que todas as decisões e deliberações são tomadas com base em avaliações diárias da evolução da doença na cidade, incluindo os números de casos positivados e ocupação de leitos hospitalares.

O foco é manter a eficiência dos serviços de saúde no enfrentamento do novo Coronavírus, para salvar vidas.

E, para isso, é fundamental a participação da população. A pandemia continua e o vírus está circulando, com registro de uma média móvel de 36 casos diários, nos últimos 7 dias, em Araraquara.

Isso mostra que é preciso manter o sinal de alerta e as pessoas devem colaborar, com isolamento social para os grupos de risco e medidas de prevenção para quem precisa sair de casa: máscaras, higienização constante das mãos e distanciamento de, pelo menos, 1,5 m entre as pessoas em locais públicos.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços também devem continuar seguindo as medidas e determinações constantes no decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município, em vigor até o dia 9 de setembro.