Araraquara registrou mais 33 casos de Coronavírus, nesta quarta-feira (21)

Um idoso, de 87 anos, morreu vítima do Coronavírus. Agora a cidade já registra 63 mortes

46

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Conforme é feito semanalmente, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus, até segunda-feira, dia 19 de outubro. São eles:

– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 30.296 pessoas

– Atendimentos na observação do polo da UPA Vila Xavier:  397 pessoas

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 446

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 3.877 ligações

– Pacientes acima de 65 anos com atendimento residencial: 356

– Exames realizados junto à Unesp: 21.359

– Exames realizados junto à Uniara: 12.836

– Teste antígeno – 3.203

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 305

A Secretaria Municipal da Saúde informa que está oferecendo testes rápidos para Covid-19 à população em geral, durante até esta sexta-feira, dia 23, em seis unidades de saúde do município. São elas: Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Cecap, Vila Xavier, Santa Angelina e Jardim América.

A iniciativa é resultado da parceria da Prefeitura com a empresa Raizen, que no mês passado doou 2.4 mil testes rápidos para colaborar com o enfrentamento da doença. A maioria destes testes já foi utilizada, restando apenas os que foram encaminhados para essas unidades de saúde, possibilitando a realização de 45 testes por dia, com coleta de sangue capilar, somente das 14 às 16 horas.

Qualquer pessoa pode se dirigir até uma das unidades para solicitar o teste, desde que esteja assintomática. Os que estiverem com sintomas gripais devem procurar atendimento na UPA da Vila Xavier, que é o polo de referência do município para diagnóstico e tratamento do novo Coronavírus.

Vale lembrar que continua sendo realizada a testagem em massa na Praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, das 7 às 8h30, com distribuição de senha. Estes testes sorológicos são resultado da parceria da Prefeitura com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab.

Para além dessas ações, outra etapa da testagem em massa está sendo programada para a próxima semana.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, mais 33 casos de Coronavírus, o equivalente a 25% de 130 amostras analisadas.

Portanto, agora, são 5.264 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 196 permanecem em quarentena e 5.005 já saíram. Aguardam resultado de exames 115 amostras.

Hoje, 29 pacientes estão internados. Destes, 19 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 11 confirmados. E 10 estão na UTI – 3 suspeitos e 7 confirmados.  Do total de 29 internados, 25 são moradores de Araraquara e 4 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 19% de leitos de enfermaria e 18% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 80% na enfermaria e 40% na UTI. No Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 50% na enfermaria e de 100% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 5 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 63 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de um idoso de 87 anos, com comorbidades que estava internado em hospital particular desde o dia 3 de outubro. E 1 óbito suspeito continua sendo investigado.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.