Araraquara registrou, hoje, mais 54 casos confirmados de covid-19

A prefeitura lamentou a morte do socorrista do SAMU, João Duarte, vítima do coronavírus

47

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira (12), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus, até segunda-feira, dia 10 de julho. São eles:

– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 14.382 pessoas

– Atendimentos na observação do polo da UPA Vila Xavier:  172 pessoas

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 204

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 3.356 ligações

– Pacientes acima de 65 anos com atendimento residencial: 269

– Exames realizados junto a Unesp: 9.803

– Exames realizados junto à Uniara: 8.319

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 253

Situação epidemiológica

Araraquara registrou mais 53 casos de Coronavírus nesta terça-feira, dia 12 de agosto. Portanto, agora são 2.432 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 302 permanecem em quarentena e 2.056 já saíram. Aguardam resultado de exames 233 amostras.

Hoje, 68 pacientes estão internados. Destes, 51 estão em enfermaria – 12 suspeitos e 39 casos confirmados. E 17 pacientes estão internados em UTI – 5 suspeitos e 12 confirmados. Do total de 68 internados, 49 são moradores de Araraquara e 19 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 46% e de leitos de UTI é de 23%.

Foram notificados, até o momento, 22 óbitos decorrentes de Coronavírus. Dos dois óbitos suspeitos que estavam em investigação, 1 foi descartado por exame e o outro ainda está sendo investigado

Na data de ontem faleceu o técnico de enfermagem João Duarte, que atuava na linha de frente junto à equipe do SAMU e estava internado. Um funcionário exemplar com muitos anos de serviços públicos prestados ao município. Infelizmente, é  primeiro profissional da Saúde, e também o primeiro servidor municipal de Araraquara que falece em decorrência do Coronavírus.

O caso do seu João está sendo estudado por universidades, por meio do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), por apresentar a possibilidade de reinfecção pelo vírus.

Em nome da Prefeitura de Araraquara, de todos aqueles que se dedicam diariamente à construção da saúde e que prestam serviços públicos a nossa população, o Comitê deixa aqui sinceros sentimentos de pesar aos seus familiares e amigos.

Todos os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

A partir do próximo sábado, dia 15 de agosto, por conta da lei eleitoral, as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município serão transmitidas no Youtube e numa página temporária da Prefeitura no facebook, chamada Município de Araraquara. Os links já estão disponíveis e, para receber as notificações, é importante que o internauta curta e siga essas novas páginas.