Araraquara registra neste domingo (29), mais 41 casos de coronavírus

Quem estiver apresentando algum sintoma gripal deve continuar procurando o Centro de Triagem da UPA da Vila Xavier

60

A Secretaria Municipal da Saúde informa que continua, a partir de amanhã, a testagem em massa na Praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração (TCI) e nas unidades básicas de saúde do Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina.

Estes testes vêm sendo aplicados em parceria com a Uniara, o Instituto Butantan e o Laboratório Hilab, de segunda a sexta-feira, das 7 às 8h30, com distribuição de senhas.

Também nesta semana, na terça-feira, dia 1 de dezembro, a equipe de testagem para Covid-19 se une às equipes da campanha “Fique Sabendo”, desenvolvida por meio do Programa Municipal de IST/Aids.

Nesta data, que marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, serão realizados também testes para Covid-19, juntamente com os testes rápidos de HIV e sífilis para toda a população interessada. Será das 9h às 16h, em frente ao Paço Municipal, com todas as medidas de segurança sanitárias.

Lembrando que essa testagem em massa gratuita para Covid-19 tem como foco as pessoas assintomáticas.

As que estiverem apresentando algum sintoma gripal devem continuar procurando o Centro de Triagem da UPA da Vila Xavier, que é o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus em Araraquara e é realizado o encaminhamento dos pacientes, dependendo da gravidade do quadro clínico.

Situação Epidemiológica

Araraquara registra neste domingo, dia 29 de novembro, mais 41 casos positivados de coronavírus, o equivalente a 22% de 190 amostras analisadas. Portanto, são 6.618 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 223 permanecem em quarentena e 6.318 já saíram. Aguardam resultado de exames 212 amostras.

Hoje, 40 pacientes estão internados. Destes, 25 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 17 confirmados. E 15 estão na UTI – 2 suspeitos e 13 confirmados. Do total de 40 internados, 30 são moradores de Araraquara e 10 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 25% de leitos de enfermaria e 27% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 13 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 pacientes e o Hospital de Campanha tem 8 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 77 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.