Araraquara registra nesta quarta-feira (18), mais 28 casos do novo Coronavírus

Já foram realizados até o momento, na testagem em massa feita na região central da cidade e nas seis unidades de saúde, 5.468 testes

28

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira (18), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Conforme é feito semanalmente, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus, até segunda-feira, 16 de novembro. São eles:

– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 35.073 pessoas

– Atendimentos na observação do polo da UPA Vila Xavier:  422 pessoas

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 508

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 3.975 ligações

– Pacientes acima de 65 anos com atendimento residencial: 376

– Exames realizados junto à Unesp: 26.089

– Exames realizados junto à Uniara: 15.585

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 314

Por meio de parceria da Prefeitura com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab, a Secretaria Municipal da Saúde mantém testagem gratuita para Covid-19 na praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração (TCI) e em seis unidades de Saúde: Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina. Estes testes são feitos sempre das 7 às 8h30, com distribuição de senhas.

Ainda de acordo com balanço da saúde, foram realizados até o momento, nesta testagem em massa feita na região central da cidade e nas seis unidades de saúde, 5.468 testes, sendo que, destes, 185 foram positivados.

Foram 36 reagentes IGG; ou seja, pessoas que já tiveram a doença, 92 reagentes IGM, que são as pessoas que estão com a doença, transmitindo o vírus; e outros 57 reagentes IGG/IGM, que são as pessoas que saíram

recentemente da doença e não transmitem mais o vírus.

E o Comitê reforça que, mesmo com a abertura de leitos de Covid-19 no Pronto-Socorro do Melhado nessa semana, é para a UPA da Vila Xavier que os pacientes com sintomas gripais devem continuar se dirigindo para buscar o primeiro atendimento e fazer o teste de coronavírus.

A UPA da Vila Xavier é o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus em Araraquara, onde é feita a testagem de todos os sintomáticos e o encaminhamento para leitos de observação ou para internação em UTIs, dependendo da gravidade do quadro clínico.

As outras estruturas de Saúde no combate à Covid-19 são o Hospital de Solidariedade (pacientes com diagnóstico positivo) e o Pronto-Socorro do Melhado (casos suspeitos e que aguardam resultado dos testes, a partir de segunda-feira). Esses locais só recebem pacientes transferidos da UPA da Vila Xavier.

Situação Epidemiológica

Araraquara registra nesta quarta-feira, dia 18 de novembro, mais 28 casos positivados do novo Coronavírus, o equivalente a 25% de 113 amostras analisadas. Portanto, são 6.113 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 193 permanecem em quarentena e 5.847 já saíram. Aguardam resultado de exames 170 amostras.

Hoje, 45 pacientes estão internados. Destes, 31 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 24 confirmados. E 14 confirmados estão na UTI. Do total de 45 internados, 32 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 32% de leitos de enfermaria e 25% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 9 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 pacientes e o Hospital de Campanha tem 15 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 73 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.