Araraquara inicia mais uma semana na Fase Amarela do Plano São Paulo

Araraquara registrou mais 33 casos de Coronavírus neste feriado de 7 de setembro

33

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta segunda-feira, feriado de 7 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Município inicia mais uma semana na fase amarela do Plano São Paulo, conforme anunciado na última sexta-feira, dia 4, pela equipe do Governo do Estado de São Paulo. Continuam vigorando todas as regras e determinações estabelecidas pelo Comitê, por meio de decreto municipal que vigora até este dia 9 de setembro.

Vale destacar que qualquer deliberação anunciada pelo Comitê leva em conta as análises realizadas diariamente do número de casos positivados e à taxa de ocupação hospitalar da cidade.

Rede de Solidariedade

Será realizada amanhã e na quarta-feira, dia 8 e 9 de setembro, com apoio do Fundo Social de Solidariedade do Município, a segunda ação solidária da Unicesumar, instituição de ensino superior que tem sede em Maringá e um polo EAD em Araraquara.

A campanha por drive-thru ‘Doe alimentos e ganhe livros’ ocorrerá nos dois dias, das 9h às 18h, na Praça Santa Cruz, no Centro de Araraquara. O objetivo é arrecadar alimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza que serão destinados à Rede de Solidariedade.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou mais 33 casos de Coronavírus neste feriado de 7 de setembro. Portanto, agora, são 3.468 casos confirmados na cidade.

Do total de confirmados, 281 permanecem em quarentena e 3.154 já saíram. Aguardam resultado de exames 78 amostras.

Hoje, 55 pacientes estão internados. Destes, 35 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 26 confirmados. E 20 estão na UTI – 5 suspeitos e 15 confirmados. Do total de 55 internados, 46 são moradores de Araraquara e 9 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 35% de leitos de enfermaria e 35% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 60% na enfermaria e 100% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 80% na enfermaria e de 80% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 15 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 33 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)