Araraquara é convidada para live sobre os melhores resultados de enfrentamento à Covid-19 no Estado

Além de Eliana Honain, secretária da Saúde, participam representantes de Bauru, Marília e Franca, que também têm conseguido manter baixos índices de letalidade

48

A Prefeitura Municipal, representada pela secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, participa nesta quinta-feira (24), a partir das 20 horas, de uma live promovida pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) que abordará os melhores resultados municipais no enfrentamento à Covid-19 no Estado de SP.

A apresentação será de Flavio Adura, Diretor Científico da Abramet, e a moderação, de Carlos Eid, Coordenador da Comissão de Estudos Epidemiológicos para Enfrentamento da Covid-19.

Eliana Honain foi convidada para expor os resultados das ações de enfrentamento que destacam Araraquara com o menor indicador de morte por 100 mil habitantes em decorrência da doença do Estado de São Paulo. Atualmente, a taxa de letalidade pelo novo Coronavírus do município é de 1,1%.

Também estarão presentes na live da Abramet representantes de outros três municípios paulistas que também têm conseguido manter os índices de letalidade entre os mais baixos do Estado: Bauru, com taxa atual de 1.7%; Marília, 1.8% e Franca, 2.2%.

Participarão como debatedores, além de Eliana Honain, Sérgio Henrique Antonio, secretário de Saúde de Bauru; Cássio Luiz Pinto Junior, Secretário Saúde de Marília, e Homero Antonio Rosa Júnior, médico coordenador técnico da Vigilância Epidemiológica Municipal de Franca.

Ações do município

Entre as medidas que deverão ser apresentadas por Eliana Honain estão a criação imediata, logo no início da pandemia, de um Comitê de Contingência de Coronavírus, que se reúne diariamente para avaliar a evolução da doença na cidade e deliberar ações de enfrentamento; a organização da assistência em saúde, com expansão do horário de atendimento das redes básicas regionais, a criação de um serviço de telemedicina, a implantação de equipes de bloqueio para identificar e isolar diagnosticados e comunicantes, a criação de inquéritos epidemiológicos, que garantem o mapeamento por onde a doença passou pela cidade, com testes em pessoas de grupo de riscos por comorbidades, bairros carentes e profissionais mais expostos à contaminação, e a adoção da internação preventiva de positivados do grupo de risco para tentar evitar as complicações da doença. Além disso, foram criados o Polo de Atendimento Estratégico na UPA da Vila Xavier, o Hospital de Solidariedade, e firmadas parcerias com a Unesp e com a Uniara, que têm garantido ampla testagem da população com sintomas gripais.

Todas essas medidas, de acordo com a Eliana Honain, têm sido fundamentais para o controle da doença e para a taxa de letalidade de 1%. “A partir da criação do Comitê de Contingência, do qual fazem parte representantes das secretarias e de autoridades da Saúde, estamos definindo as ações e batalhando contra a Covid-19 na nossa cidade. É uma luta que continua”, afirma a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain.

A live sobre os melhores resultados municipais no enfrentamento à COVID-19 no Estado de SP será às 20 horas, com transmissão pelo canal oficial da Abramet no YouTube.