Alunos de Araraquara ampliam o conhecimento sobre as leis de incentivo à cultura

A ação tem como intuito fomentar rodas de bate-papo com alunos e professores de escolas públicas de Araraquara para discutir a formatação de um projeto cultural

26

Nessa terça-feira (17), alunos e professores da Etec de Araraquara puderam expandir o conhecimento sobre a importância da cultura na sociedade, inclusive neste momento de pandemia, por meio de um bate-papo on-line promovido pelo Ministério do Turismo, pela Cutrale e pela ComTexto Cultural. No encontro virtual, os participantes tiveram a oportunidade de entender o que são as leis de incentivo, os públicos atendidos, como as empresas direcionam parte do imposto devido ao governo para as ações e como se desenvolvem os projetos culturais.

A ação, denominada Formação de Plateia, tem como intuito fomentar rodas de bate-papo com alunos e professores de escolas públicas de Araraquara para discutir a formatação de um projeto cultural, o porquê da escolha de ações de formação e capacitação e a importância das vivências como complemento dessas iniciativas. “O objetivo é reforçar entre os estudantes a força da cultura no desenvolvimento das pessoas e na construção de sociedades mais conscientes e integrativas, bem como esclarecer os critérios adotados pelas leis de incentivo na aprovação de projetos. Como exemplo, foi mencionada a iniciativa FormArte, realizada em Frutal (MG) e que buscou ampliar a formação integral dos jovens e adolescentes em situação de risco social com base em técnicas culturais, de comunicação e autoexpressão”, explica Juliana Volpe, gestora do projeto.

“A cultura é importante para diversos pontos de uma comunidade, entre elas, no trabalho de inclusão social, no desenvolvimento cognitivo de pessoas com deficiências intelectuais, na formação de jovens talentos, no direcionamento de perspectivas, entre tantas outras coisas. Falar sobre isso é fundamental para desmitificar as leis de incentivo e reforçar a seriedade e a força dos projetos desenvolvidos”, diz Júlia Berwerth, produtora executiva da ComTexto Cultural. Ações como essa acontecem periodicamente.

O vídeo está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=LuIA6BYXPq0&ab_channel=industrialararaquara