Agora, na Fase Amarela, região de Araraquara poderá abrir comércio por 6 horas

Apesar da boa notícia, número de novos infectados pelo Covid-19 bate recorde em Araraquara

432

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (24), que a região de Araraquara passou da Fase 2 (Laranja), para a Fase 3  (Amarela). Com isso, tanto Araraquara como os municípios da nossa região poderão ampliar as regras de flexibilização da pandemia e o comércio poderá permanecer aberto por até 6 horas por dia. Isso se deve ao fato de a cidade ter uma das menores taxas de letalidade do país e uma certa folga nos leitos de UTI disponíveis para o tratamento da doença.

Apesar da boa notícia, a cidade registrou um recorde de confirmações de novos casos de infectados com o Covid-19, com 68 pessoas testando positivo.

O Estado está dividido em 17 Departamentos Regionais de Saúde, categorizados segundo uma escala de cinco níveis de abertura econômica – da vermelha (alerta máximo) a azul (normal controlado). O DRS de Araraquara agora está na fase amarela, mas estava classificado na fase laranja desde o último dia 10 de junho.

O cálculo das fases leva em conta a avaliação da capacidade do sistema de saúde e a evolução da doença dos municípios que compõem os DRSs.

É prerrogativa do Governo do Estado de São Paulo anunciar semanalmente a requalificação de fase para mais restritiva, caso a região tenha piora nos índices. Para que haja uma promoção a uma fase com menos restrições e mais aberturas, são necessárias duas semanas.

 Situação epidemiológica

Araraquara registrou hoje (24), 68 novos casos de Coronavírus. Foram confirmados 48 casos até 7 horas desta sexta-feira e mais 20 casos foram notificados durante o período da manhã.

Portanto, hoje, são 1.604 casos de Covid-19 em Araraquara. Do total de confirmados, 248 permanecem em quarentena e 1.340 já saíram. Aguardam resultado de exames 346 amostras.

Hoje, 39 pacientes estão internados. Destes, 26 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 20 casos confirmados. E 13 pacientes estão internados em UTI – 5 suspeitos e 8 confirmados. Do total de 39 internados, 25 são moradores de Araraquara e 14 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Foram notificados, até o momento, 16 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.