Agências do INSS retomam atendimento presencial a partir de hoje (14)

Apenas segurados agendados serão atendidos nas agências

28

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que precisam realizar perícias médicas, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional poderão ser atendidos de forma presencial a partir desta segunda-feira (14).

Para ser atendido é preciso aviso prévio (agendamento). Para marcar um horário o interessado deve acessar o aplicativo ou site Meu INSS (gov.br/meuinss), ou, ainda, ligar para 135.

Não serão atendidos os usuários que não estiverem agendados. A intenção é evitar aglomerações dentro e fora das agências.  Para ser atendido é preciso fazer o agendamento.

Atendimento presencial foi suspenso em março

O atendimento presencial nas unidades do INSS foi suspenso em março, em razão da pandemia da covid-19. Desde então, o Instituto vem adotando o atendimento remoto.

O atendimento exclusivo por meio de canais remotos seguiu até sexta-feira (11). E mesmo com a reabertura das agências, o atendimento remoto continuará sendo realizado.

Redução do estoque de processos de benefícios

O TCU-Tribunal de Contas do Estado aponta redução do estoque de processos em atraso e em análise de auxílio de doença.

O ministro Bruno Dantas, relator de um processo de denúncia de segurados, explicou que essa redução se deveu às perícias médicas suspensas. Ele disse que as agências do INSS foram fechadas, e os funcionários passaram a trabalhar em casa (home office) reduzindo a fila de processos.

Para os processos não relacionados à incapacidade de trabalhar e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), a queda no estoque foi de 28%.