Ações de combate às drogas e ao álcool na adolescência terão início em outubro

69

A Assessoria de Políticas para Juventude, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude (Comjuve) e com a Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, realiza no mês de outubro o lançamento da campanha de combate às drogas e ao consumo de álcool na adolescência.

A campanha é uma demanda da sociedade de Araraquara, levantada pela Assessoria de Juventude e levada ao Comjuve que, em reunião extraordinária, traçou uma série de atividades para serem realizadas no município, durante todo ano, em espaços públicos frequentados pelos jovens e adolescentes da cidade, como praças, shopping centers e em centros de convivência desta faixa etária. A programação inclui palestras, musicais e encontros de grupos de apoio.

Segundo um estudo realizado pelo Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), o primeiro contato de adolescente com bebida alcoólica acontece por volta dos 10 anos e, em 20% dos casos, já há usuários de mais de uma dose diária.

“Esse é realmente o objetivo do programa, é quebrar o tabu que existe em falar sobre álcool e drogas com os jovens. Que nós possamos estar mais próximos, falando de maneira aberta sobre os prejuízos que eles terão utilizando drogas”, enfatiza Rafael Nardim, presidente do Conjuve.

O assessor de Políticas para Juventude, Adriel Barbosa, também comenta sobre o consumo drogas e álcool precocemente.

“A gente percebe que existe uma certa epidemia de consumo de álcool entre os jovens hoje, principalmente por menores de idade. Infelizmente, temos diversos levantamentos e estudos mostrando que é justamente na passagem da infância para a adolescência quando começa o uso de drogas e bebidas alcoólica.

Então, é um tema que nos preocupa muito e nós estamos atentos às demandas da sociedade. Há necessidade de se fazer uma campanha bem ampla e que chegue de fato na juventude”, ressalta.

O Conselho Municipal de Juventude é um órgão de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador, de representação da população jovem, vinculado à Assessoria Especial de Políticas para a Juventude, da Secretaria de Planejamento e Participação Popular. As reuniões do Conjuve são abertas a toda a população e ocorrem toda terceira quarta-feira de cada mês, às 17h, na Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Portugal, 583, centro, telefone (16) 3305-5660.