3ª Semana de sensibilização sobre perdas gestacionais e neonatais é destaque

O evento vai acontecer de 13 a 17 de outubro de maneira online e gratuita e tem como público alvo pais que tiveram perda gestacional ou neonatal, profissionais de saúde e sociedade em geral

66

O luto pela perda gestacional e neonatal é um tabu na sociedade, não sendo reconhecido ou sendo ignorado pela maior parte das pessoas, desde profissionais de saúde até pessoas comuns, por “não saberem” o que dizer ou como tratar os pais dessas crianças. Para dar visibilidade ao tema, o grupo de apoio às perdas gestacionais e neonatais Transformação promoverá pelo 3a ano seguido a “Semana Transformação”. De 13 a 17 de outubro, a Semana contará com palestras e rodas de conversa sobre diversos temas e será realizada na modalidade online. O evento faz parte do calendário oficial de eventos do município de Araraquara pela Lei no 9275/18, de autoria do vereador Elton Negrini.

Entre os temas deste ano estarão a apresentação do protocolo hospitalar de acolhimento aos pais que tiveram perda gestacional ou neonatal, o luto dos irmãos, a doação de leite materno por mães que tiveram perdas, entre outros.

No dia 15 de outubro, dia Internacional de Conscientização da Perda Gestacional ou do Recém-Nascido, será realizado o momento “Wave of light”, no qual os participantes acenderão uma luz fazendo uma corrente de amor para mostrar o quanto esses filhos (as) que partiram foram e são significativos nas vidas de seus pais.

As inscrições serão abertas 15 dias antes do evento e o link estará disponível em todas as redes sociais do grupo Transformação. Os certificados de participação serão fornecidos via Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara.

O cronograma de palestras, os nomes dos palestrantes e os horários estão divulgados nas redes sociais do grupo. Para acompanhar a divulgação basta acessar o Instagram do grupo (@transformacaoararaquara) ou o Facebook (grupotransformacaoperdagestacionaleneonatal).

Cronograma da 3a Semana Transformação

– Semana de sensibilização às perdas gestacionais e neonatais

Local do evento: YouTube do Grupo Transformação Araraquara. A

abertura das transmissões online serão às 19:30h e o início das palestras às

20h.

13 de outubro

Horário: das 19:30 às 21:30h

Tema: Perda gestacional e neonatal: protocolo de atendimento

Palestrante: Dra Heloisa Salgado

Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da

Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto), mestre (2012) e doutora

(2017) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto), Departamento de Saúde Materno-infantil e especialista em Psicologia da Infância (2000) pelo Setor de Saúde Mental do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo. Trabalha nas áreas da saúde da mulher, saúde materno-infantil e saúde mental.

14 de outubro

Horário: das 19:30 às 21:30h

Tema: O luto diante da perda de um irmão

Palestrante: Dra. Luciana Mazorra

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC – São Paulo), co-fundadora e Diretora do Quatro Estações Instituto de Psicologia, co-organizadora do livro “Luto na Infância: intervenções em diferentes contextos”, co-autora do livro “O dia em que o passarinho não cantou”.

15 de outubro

Horário: das 19:30 às 21:30h

Tema 1

Wave of light

Horário: das 20h às 20:15h.

Mediadora: Perla Frangioti (co-fundadora do grupo Transformação)

Tema 2

Apresentação da nova identidade visual do grupo Transformação

Horário: 20:20h ás 20:35h

Apresentadora: Perla Frangioti

Tema 3

Roda de acolhimento dos profissionais da saúde pelos pais que tiveram

perdas gestacionais ou neonatais.

Horário: 20:40h às 21:30h

Mediadora: Tatiana Machado Silva

Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da

Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto), mestre em Psicologia e

Sociedade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Está cursando o último ano de especialização em Psicologia Perinatal e Parental no Instituto Brasileiro de Psicologia Perinatal e Parental – Gerar. Atua como psicóloga clínica na cidade de Araraquara e tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em teoria e clínica Psicanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: perinatalidade, adolescência, família.

16 de outubro

Horário: das 19:30 às 21:30h

Tema: Acolher e ser acolhido: uma conversa entre profissionais de saúde

e o grupo Transformação Colaboradores: Perla Frangioti, co-fundadora do Grupo Transformação, mãe da Clara, 7 anos e da Heloísa que teve uma breve vida e partiu em 2017 aos 9 meses de gestação; Celina Gai Höehr, médica clínica geral do Hospital de Solidariedade e em UPA’s em Araraquara-SP; Letícia Carvalho Baumann, estudante de Medicina na Uniara e Ricardo José Consentino, especialista em medicina de família e Comunidade pela Universidade de Araraquara (UNIARA).

Atualmente atua como médico da família e comunidade do Programa de Saúde da Família no bairro Adalberto Roxo em Araraquara.

17 de outubro

Horário: das 14h ás 15:30h

Tema: Doação de leite materno por mães enlutadas

Colaboradores: Natália Mundim Torres e Jackeline Medeiros Natália é bióloga pela Universidade Federal de Goiás, mestre pela Biologia animal pela Universidade de Brasília, doutora em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás e pós doutora em ciências ambientais pela

mesma instituição. Mãe de Beatriz, Fernando e da Elis, vai contribuir relatando seu processo para garantir o direto de doar seu leite materno após sua perda.

Jackeline é psicóloga obstetrícia e perinatal que atua na área clínica e

hospitalar. Membro do Comitê Municipal de Prevenção a Mortalidade Materna Infantil e Fetal de MS. Fundadora do SuperAção grupo de apoio à perda gestacional e neonatal e infantil em Campo Grande / MS.

Foto: Divulgação