O acontecimento de hoje fala por todos nós, Ignácio de Loyola Brandão

68

Por Darcy Dantas

 

Obrigada por nos dar a honra de poder dizer:Sabe? Eu sou de Araraquara , Terra do escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Parabéns, é  pouco, mas….  Obrigada pela simplicidade,  sem dar desculpa alguma, quando lhe pedi para abrir” o livro Mosaico Literário escrito por jovens do ensino médio das escolas do Estado, que hoje encontram-se em todas as cidades jurisdicionadas a Diretoria de Ensino  e bibliotecas . Projeto que guardo no coração.

Tão simplesmente me enviou um email.” :”Aproveito o dia chuvoso, parei um pouco com o trabalho e escrevo a abertura do livro dos jovens das escolas  que me pediste”.

Nem posso eu imaginar , alguns jovens simples, como aquele menino de Nova Europa, que o pai chorou quando viu o conto de seu filho selecionado por professores da UNESP.

Imagino o que deve sentir , hoje, assim como todos , a alegria de ter escrito em um livro cuja abertura foi você Ignácio ,  o número 11 da Academia Brasileira de Letras. É mais que um prêmio.

Em outro momento nos ensinou o que é qual o verdadeiro papel.de uma Academia de Letras.“Campanhas para arrecadar livros , como disse, enriquecendo bibliotecas, tornando um ponto de encontro e pesquisa.

A função da Academia é estar em contato com escolas, Universidades, fazer palestras. É promover encontro  e discussões sobre ensino, literatura, , língua portuguesa”, entre tantos elementos a percorrer esse caminho.”

Obrigada por não ter se esquecido em um de seus livros de citar  Mauro Dantas e Maria Ferreira Leite Dantas, meus pais.

Obrigada por dizer que sou referência dessa cidade.

Estou sim agradecida, e sou sincera para dizer que hoje meu “ego” balançou…Mas vou contar um segredo. Não sou não. Aqui é um ninho de pessoas com essa característica.

Obrigada pelo carinho pelo trabalho de meu filho dizendo …É um escritor, será um ….de um escritor.

Toda dia 11 de abril nesta cidade de Araraquara, será já em forma de Lei, dia da literatura , como dia dedicado a você Ignácio de Loyola Brandão. “Derramaremos ”tudo de bom que as letras nos legaram.

Deus o abençoe

Falar o que mais?

O ato de hoje fala por todos nós.