Muito além das laranjas

63

Por Nelson Antônio de Souza

 

O título de “Capital Mundial da Laranja” não veio por acaso. Araraquara é a sede de uma das maiores indústrias de suco de laranja do mundo. E, ao lado de Matão, é responsável por boa parte do produto que é exportado para países da União Europeia e também Estados Unidos. Atualmente, 61% da produção mundial da bebida é feita no país. Mas nem só de laranjas vive a economia do município.

Considerada uma das cidades mais industrializadas do Estado de São Paulo, Araraquara também possui um forte comércio varejista, além de setores de serviço e construção civil bastante atuantes. Essas características fazem do município uma verdadeira potência para os negócios.

Entretanto, a Desenvolve SP, instituição financeira do Governo de São Paulo, registrou um volume de financiamentos para Araraquara de R$ 6,5 milhões, desde o início da sua operação.

O valor revela que há um potencial de crescimento gigantesco a ser explorado na região. E como aproximar o crédito dos empresários para que possam investir mais em seus negócios, promovendo cada vez mais o crescimento sustentável da região? Esse é o desafio da nova gestão da Desenvolve SP. Oferecer financiamentos com taxas competitivas e longo prazo.

Para isso, uma das estratégias adotadas foi dar mais força a nossa linha de capital de giro. Aumentamos o nosso escopo de atuação com mudanças na linha Crédito Digital. Agora as microempresas com faturamento anual a partir de R$ 81 mil podem acessar os recursos. É o capital de giro liberado em até dois dias úteis também para os pequenos negócios, tão essenciais para geração de emprego e renda.

Nosso novo posicionamento vai ao encontro do potencial de crescimento que as micro, pequenas e médias empresas do município detêm. Araraquara e todo seu entorno ainda têm muito potencial a explorar. O engajamento dos empresários alinhado a ações do setor público será fundamental. Essa união de forças fará com que tenhamos economias cada vez mais robustas e com a oferta de mais oportunidades espalhada por todo o Estado de São Paulo.

 

*Por Nelson Antônio de Souza, é presidente da Desenvolve SP. Graduado em Letras, Psicologia e com MBA em Administração e Marketing, Souza já foi presidente da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste.