Veja quem são os eleitos para a Câmara de Araraquara

Ao todo, 18 nomes alcançaram o número de votos suficientes para assegurar uma cadeira no Legislativo.

464

 A totalização dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), definiu também a composição da Câmara de Araraquara para a legislatura 2021-2024.

A eleição para vereador, deputado estadual e deputado federal é diferente das de prefeitos,governadores,senadores e presidente da República são eleitos pelo voto majoritário. Ou seja, vence quem tem mais votos.. Eles são eleitos pelo sistema proporcional. Nesse sistema, a votação de cada candidato é influenciada pela soma de votos de todos os candidatos do mesmo partido e ainda pelos os votos de legenda. Basicamente, os votos que “sobram” dos candidatos mais votados ajudam a eleger outros do mesmo partido ou coligação. O cálculo de votos para a eleição de vereador funciona da seguinte forma:

 Divide-se o número de votos válidos (em candidatos e em partidos) pelo número de vagas na Câmara. Em Araraquara, a Câmara tem 18 cadeiras. O número que resulta dessa conta (votos válidos / 18) é o quociente eleitoral;

 Em seguida, é feito o cálculo do quociente partidário, dividindo-se o número de votos que o partido ou coligação obteve pelo quociente eleitoral. Esse quociente determina o número de vagas que cada partido vai ter na Câmara.

Os partidos ou coligações cujos candidatos tenham recebido mais votos elegem um número maior de deputados. Por isso, muitos candidatos são eleitos com menos votos que outros que tiveram mais votos que eles. É que eles pertencem a partidos ou coligações que, na soma, tiveram mais votos.

Confira os eleitos:

Thainara Faria (PT) – 1.838 votos

Gerson da Farmácia (MDB) – 1.729 votos

Rafael de Angeli (PSDB) – 1.559 votos

Carlão do Jóia (Patriota) – 1.389 votos

Emanoel Sponton (PP) – 1.388 votos

Pastor Hugo (Republicanos) – 1.316 votos

Luna Meyer (PDT) – 1264 votos

Boi (MDB) – 1247 votos

João Clemente (PSDB) – 1127 votos

Filipa Bruneli (PT) – 1119 votos

Guilherme Bianco (PCdoB) – 1.065 votos

Edson José Soares (Cidadania) – 1.039 votos

Flávio Marchese (Patriota) – 1010 votos

Paulo Landin (PT) – 979 votos

Marcos Garrido (Patriota) – 901 votos

Fabiana Virgílio (PT) – 867  votos

Lucas Grecco (PSL) – 620 votos

Lineu Carlos de Assis (Podemos) – 595 votos