Vacina contra Covid-19: segunda dose para maiores de 85 anos prossegue no Sesc e na Vila Xavier

Idosos com dificuldade para caminhar devem buscar o sistema drive- thru no Sesc, enquanto os demais podem ser imunizados na Vila Xavier

98

A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 85 anos ou mais prosseguirá nesta terça-feira (9) em dois pontos da cidade: no Sesc Araraquara e na unidade de saúde da Vila Xavier.

Na unidade do Sesc, no bairro Quitandinha, ela é feita pelo sistema drive- thru com acesso pela Avenida São José e Rua Ivo Dall’Acqua para triagem. Ao todo, são doze estações distribuídas no estacionamento do Sesc para aplicações do imunizante, das 8h às 16h.

Já na Vila Xavier, no Centro Municipal de Saúde João Vitor Nascimento Maurício, localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, em frente à escola Francisco Monteiro da Silva (Chicão), a vacinação tem como foco os idosos que caminham com independência. Há espaço de espera com cadeiras e o desembarque dos carros é realizado no passeio público da unidade sem necessidade de atravessar a rua.

Vale lembrar que a campanha municipal de imunização ao coronavírus, com a segunda dose da vacina, teve sequência no sábado (6), na Secretaria Municipal da Saúde, para os profissionais da saúde (médicas e médicos, pessoal da enfermagem, fisioterapeutas, dentistas e farmacêuticos) e também nesta segunda-feira (8), para os idosos com e acima dos 85 anos, no Sesc e na Vila Xavier.

Proteção maior

Levada por dois netos, a idosa Judith Alves Barbieri, de 88 anos, moradora do Parque das Laranjeiras, foi imunizada com a segunda dose nesta segunda-feira. “Agora, estou muito contente e mais segura para viver a vida ao lado dos meus 12 filhos e 18 netos”, disse ela.

Já imunizado com a segunda aplicação da vacina Coronavac no braço esquerdo, José Lino, de 92 anos, mostrou paciência e cuidados com o vírus. “Vamos esperar o fim da pandemia para poder passear um pouco mais. Eu gosto de ira ao centro de Araraquara conversar com amigos”, disse otimista.

“Tenho 99 anos bem vividos e bem lembrados. Não vejo a hora de abraçar meus sete netos e quatro bisnetos. Tem um bisneto que vai se formar médico. É uma maravilha ver os netos e bisnetos vencer na vida”, afirmou Itália Barbosa, após ser vacinada com segunda dose no CMS da Vila Xavier, com apoio do filho Jarbas Barbosa Filho.

Cronograma de vacinação

A Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, que segue as determinações do Plano de Imunização do Estado e do Ministério da Saúde, se reúnirá na manhã desta terça-feira (9) para definir o próximo cronograma de imunização do município.

As novas etapas do cronograma e os próximos públicos-alvo serão comunicados, oficialmente, logo após a reunião, nas mídias oficiais da Prefeitura e no site www.araraquara.sp.gov.br

O cronograma municipal é definido pela Comissão de Vacinação e divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, de acordo com o número de doses que a cidade recebe do Departamento Regional de Saúde (DRS), órgão do Governo do Estado.