Trabalho do padre João Orlando é reconhecido com Diploma de Honra ao Mérito

Indicação foi feita pela vereadora Thainara Faria (PT); evento no sábado (18) homenageou o pároco

54

Além de realizar um trabalho de acolhimento e evangelização na comunidade, o padre João Orlando Cavalcante de Souza, desenvolveu o projeto “Quarentena Solidária” durante a pandemia, em parceria com o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente “Nossa Senhora das Mercês”, as Irmãs Franciscanas e a Irmã Cida. A ação atendeu 612 famílias do território do Selmi Dei, de abril a outubro de 2020, sendo distribuídas 800 toneladas de alimentos. Por sua dedicação, o padre recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, após indicação da vereadora e vice-presidenta da Casa de Leis, Thainara Faria (PT), em evento restrito realizado no Centro de Convivência na noite do sábado (18).

“No período de pandemia, ele se colocou na linha de frente para defender as famílias. Isso é uma postura de estar à frente, não de omissão, e é disso que precisamos. Por isso, a Câmara de Araraquara reconheceu o papel que ele teve durante a pandemia. Isso que nos encoraja a continuar lutando pelo povo”, afirmou Thainara.

Para o prefeito Edinho Silva (PT), padre João Orlando fez um trabalho muito importante na região do Selmi Dei. “Uma região grande, que engloba aproximadamente 52 mil habitantes. Ele conseguiu criar uma rede de acolhimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Um trabalho marcante. O que a Câmara faz é um reconhecimento ao trabalho que ele fez desde quando chegou aqui.”

O pároco falou sobre a homenagem recebida. “Uma noite muito especial para o meu coração. A palavra é gratidão a todos e lembrar que não podemos jamais nos cansar de fazer o bem às pessoas, sermos misericordiosos, não por interesse, mas para realizar o bem na vida das pessoas e das famílias.”

Participaram da solenidade o vereador Paulo Landim (PT), a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Mineiros do Tietê, Mara Dalpino (PSL), e a Irmã Cida.

Sobre o homenageado 

Nascido no dia 26 de novembro de 1979, na cidade de Brejo Santo, no Ceará, João Orlando Cavalcante de Souza é filho de Pedro Vicente de Souza e Maria Cavalcante de Souza, de uma família de oito irmãos. É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, em Pernambuco. Fez especialização em Saúde Mental pelas Faculdades Integradas de Patos, na Paraíba, e é graduado em Teologia pela PUC-Campinas.

Passou a viver no seminário São José, em Crato/CE. Em 2014, ingressou no curso de Teologia, no seminário da Diocese de São Carlos/SP. Em 2016, teve a ordenação presbiteral, pelas mãos do reverendíssimo Dom Paulo Cézar Costa, então Bispo da Diocese de São Carlos.

No dia 29 de março de 2019, assumiu como Administrador Paroquial na Paróquia São Francisco de Assis no Selmi Dei, em Araraquara. Deu continuidade a construção da Igreja Matriz de São Francisco de Assis com diversas ações para arrecadar recursos em prol da igreja. Organizou e incentivou a comunidade, além de ter iniciado a celebração de missas para a comunidade do bairro São Rafael, no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente “Nossa Senhora das Mercês”.

No dia 4 de outubro de 2020, tomou posse como pároco da Paróquia São Francisco de Assis. Hoje, é Administrator Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Mineiros do Tietê/SP.