Trabalho de aluno de Fisioterapia da Uniara é exibido no Experimental Biology, nos Estados Unidos

Evento será realizado entre os dias 27 e 30

17

O estudante do quarto ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Paulo Emilio Alves Gaspar, terá seu trabalho exibido, em forma de pôster e um áudio gravado, no “Experimental Biology – EB 2021”, que tem início nesta terça-feira, dia 27 de abril, e será realizado até a sexta-feira, dia 30, nos Estados Unidos. A pesquisa é orientada pelo professor da graduação e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Uniara, André Capaldo Amaral.

O trabalho é intitulado “Hyaluronic acid/Laponite Clay Nanocomposites-Based Hydrogels for 3D Bioprinting Applications”. “Gira em torno da constituição de uma tinta para aplicação em bioimpressão 3D de tecidos/órgãos, por meio da associação de um biopolímero – ácido hialurônico – e uma argila sintética – Laponita – para, assim, avaliar seu potencial para aplicação. Os resultados obtidos são promissores e demonstraram potencialidade dos constituintes e de suas associações para utilização em bioimpressão 3D”, explica Gaspar.

Ele destaca que o projeto tem grande relevância social e embasamento científico, “pois a bioimpressão 3D é uma ferramenta que visa a aumentar as taxas de sucesso em procedimentos cirúrgicos e, consequentemente, impactar em uma melhor qualidade de vida dos indivíduos”.

Amaral, por sua vez, conta que seu orientando está desenvolvendo a atividade de iniciação científica no PPGB-MRQM desde o final de 2019. “O projeto de Paulo conta com a participação de outros docentes do Programa – Hernane da Silva Barud e Creusa Sayuri Tahara Amaral – e do curso de Medicina – Renata Aquino de Carvalho -, e com a colaboração de discentes do Programa, como o Jhonatan Miguel da Silva. É uma satisfação podermos realizar projetos e pesquisas sobre essa temática, que é de vanguarda”, salienta.

Ter a oportunidade da apresentação do trabalho no “EB 2021” é motivo de grande alegria para Amaral. “Para nós, é uma satisfação, em um congresso mundial como esse, termos o aceite de um projeto que vem sendo desenvolvido em cooperação da pós-graduação com a graduação, o que já está trazendo alguns frutos. Além disso, é interessante mencionar que o projeto é realizado em cooperação com uma empresa de São Carlos. Esse projeto tem um potencial muito grande para inovação tecnológica na área de medicina regenerativa, sendo que daremos andamento a ele nos próximos anos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia e o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o “EB 2021” estão disponíveis no site www.eventscribe.net/2021/EB2021.