Território da Arte de Araraquara: inscrições se encerram nesta sexta (22) e já contam com mais de 250 inscritos

Rede social cultural criada nesta edição do Território da Arte deverá ser ampliada devido ao número de projetos inscritos nesta edição

20

O 18º Território da Arte de Araraquara já conta com mais de 250 inscrições, de acordo com a última contagem. Nesta sexta-feira, 22 de outubro, às 12 horas, encerra-se o prazo dos artistas interessados em participar da mostra de arte contemporânea realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Conforme previsto no edital, a rede social cultural do Território da Arte seria proporcionada para a criação e exibição de 200 perfis. Porém, o curador desta edição, Evandro Nicolau, lembra que o número de inscrições já foi ultrapassado e as inscrições continuam a chegar. “Estamos recebendo obras muito fortes e instigantes para essa edição do evento. Dessa forma, ao que tudo indica, iremos ampliar a Rede. Aproveitem os últimos instantes das inscrições”, incentiva o curador.

Ele lembra que, por ter sido criada uma rede social-cultural do Território, Araraquara passa a estabelecer um contato com artistas de outras territorialidades e, essa edição do Território, se propõe a “fomentar debates mais profundos sobre as mudanças e adaptações do mundo em crise que vivemos”, lembrando que esta edição contará com a participação de artistas estrangeiros. “É uma experiência inovadora que Araraquara lança na busca de diálogo com outras cidades e regiões do Brasil e do mundo”, aponta.

“Embora estejamos ‘saindo’ da fase aguda da pandemia da Covid 19, o evento será totalmente em ambiente digital, porém, haverá uma programação de ações, que será divulgada em breve, na cidade de Araraquara. Acontecerão propostas educativas, projeções e outras maneiras de tornar as obras inscritas visíveis pelo público”, complementa o curador.

Com o tema “Vida 21 – Arte além da Pandemia”, a edição se desdobrará em quatro eixos conceituais: terra, floresta, humanidade e espiral do tempo. “Com estes eixos curatoriais como será possível, ao manter artistas convivendo em um ambiente digital comum, debater em fóruns e conversas assuntos urgentes do momento atual.”

Evandro acredita que o Território da Arte, nesta edição de número 18, “assume uma vertente que tenta lidar com o global e o local, experimentando usar a tecnologia em favor da democratização da arte e da cultura no fluxo do mundo contemporâneo. A arte é uma das principais maneiras de estimular a imaginação, desmontar os preconceitos e construir utopias possíveis de forma saudável”, conclui.

Ainda dá tempo! – A inscrição deve ser realizada por meio de preenchimento de formulário- disponível no link http://frta.xyz/preinscricao até às 12 horas desta sexta-feira, dia 22. Após o preenchimento, o proponente receberá um e-mail com convite para a criação de perfil em Rede Cultural específica do Território da Arte de Araraquara. Não haverá nenhum recebimento de obras físicas, já que todos os trabalhos exibidos serão recebidos exclusivamente em arquivos ou links digitais.

A partir desta rede cultural serão selecionados 50 artistas ou grupos artísticos, que farão parte de uma exposição, com expografia digital e arquitetura 3D, em ambiente digital, na qual estará exibido o conjunto de obras, bem como informações das obras, do artista, ou grupos de artistas, além de outras possibilidades de conteúdos postados.

Como incentivo, nomeado de prêmio, a curadoria escolherá e referendará, dentre os 50 participantes da exposição em ambiente digital, 21 obras que serão certificadas como NFTs Non-Fungible-Tokens (tokens não fungíveis).  Dos 21 selecionados ao prêmio incentivo, serão destacadas 3 obras de 3 artistas participantes, que receberão o valor de R$ 1.000,00, a título de aquisição da NFT de uma de suas obras, que passará a fazer parte do acervo público da Pinacoteca Municipal de Araraquara. Será uma ação institucional inédita de aquisição pública de obra digital e incorporação do artista e obra ao acervo municipal de arte de Araraquara.

Informações e dúvidas serão esclarecidas exclusivamente através do e-mail:                               territoriodaarte2021@gmail.com. O edital completo pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Araraquara, na aba “Editais da Cultura”. O link direto é o: http://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/TERRITRIO2021.pdf.