Território da Arte de Araraquara divulga artistas premiados nesta sexta (12)

50 artistas serão selecionados, 21 deles integram exposição especial e 3 terão obras adquiridas pela Pinacoteca Municipal; exposição do evento tem início no domingo (14), na Rede Cultural territoriodaarteararaquara.com.br

31

Nesta sexta-feira, 12 de novembro, o 18° Território da Arte de Araraquara divulga o resultado de sua premiação. Este ano, a mostra de arte contemporânea apresenta o tema “Vida 21 – Arte para além da Pandemia”, fazendo uma proposição conceitual inspirada pelos ciclos das eras e das estações da Terra, como uma representação das mudanças necessárias no modo de existir e resistir.

O tema “Vida 21” se desdobrará em quatro eixos conceituais: terra, floresta, humanidade e espiral do tempo, promovendo um amplo debate sobre a arte, a cultura, a sociedade e a política. A seleção curatorial contará com prêmios de incentivo de obras específicas, em cada um dos quatro eixos conceituais propostos.

A comissão de seleção das obras é constituída por: Evandro Nicolau, curador; Rita Michelutti, curadora regional e representante do Conselho Municipal de Cultura; Carlos Gimenez, curador convidado; e Carolina Alves Guimarães, representante da Secretaria Municipal de Cultura. O resultado das obras premiadas será divulgado no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br ).

Vale destacar que todas as obras inscritas ficarão disponíveis para visitação pública digital, na Rede Cultural do Território (https://territoriodaarteararaquara.com.br/). Os visitantes poderão interagir e comentar as obras. Os perfis são apenas dos participantes do Território, porém, a rede fica aberta ao público para visitação digital.

A partir desta Rede Cultural serão selecionados 50 artistas ou grupos artísticos, que farão parte de uma exposição, com expografia digital e arquitetura 3D, em ambiente digital, na qual estará exibido o conjunto de obras, bem como informações das obras, do artista, ou grupos de artistas, além de outras possibilidades de conteúdos postados. Esta exposição terá início neste domingo, dia 14, na mesma Rede Cultural (https://territoriodaarteararaquara.com.br/ ).

Como incentivo, nomeado de prêmio, a curadoria escolherá e referendará, dentre os 50 participantes da exposição em ambiente digital, 21 obras que serão certificadas como NFTs Non-Fungible-Tokens (tokens não fungíveis).

Dos 21 selecionados ao prêmio incentivo, serão destacadas 3 obras de 3 artistas participantes, que receberão o valor de R$ 1.000,00, a título de aquisição da NFT de uma de suas obras, que passará a fazer parte do acervo público da Pinacoteca Municipal de Araraquara. Será uma ação institucional inédita de aquisição pública de obra digital e incorporação do artista e obra ao acervo municipal de arte de Araraquara.

O 18º Território da Arte de Araraquara, com o tema “Vida 21 – Arte para além da Pandemia”, pode ser conferido pelo link: https://territoriodaarteararaquara.com.br/.