Tatiele Silveira, técnica da Ferroviária feminina, recebe título de Cidadã Araraquarense

Em Araraquara desde 2019, Tatiele foi, no ano passado, a primeira mulher treinadora a ser campeã brasileira de futebol feminino

61

A treinadora da equipe de futebol feminino da Ferroviária, Tatiele Silveira, recebeu o título de Cidadã Araraquarense em ato simbólico nesta sexta-feira (18), na Prefeitura, com presença do prefeito Edinho.

A homenagem é de autoria da Câmara Municipal, após indicação da vereadora Thainara Faria (PT), e não pôde ser entregue em uma sessão solene tradicional do Legislativo em razão da pandemia da Covid-19.

Nascida em Porto Alegre/RS, Tatiele foi jogadora do Internacional entre 1997 e 2003. Iniciou a carreira como treinadora em 2008, com passagens por Porto Alegre, Grêmio, Canoas, Guaíba e Internacional, além da seleção brasileira feminina sub-17.

Na Ferroviária, onde está desde o ano passado, Tatiele foi a primeira e única mulher a ser campeã do Brasileirão Feminino como treinadora, além de ter chegado ao vice-campeonato da Libertadores da América. Ela ainda foi eleita a melhor treinadora do ano no Prêmio Brasileirão 2019.

“É uma homenagem muito justa de reconhecimento ao futebol feminino e a uma mulher treinadora, vitoriosa e que fez história no futebol feminino de Araraquara. Parabéns à Tatiele pelo título de Cidadã Araraquarense e à vereadora Thainara pela indicação, assim como toda a Câmara pela aprovação”, afirmou o prefeito Edinho.

Para Thainara Faria, a homenagem é um ato de justiça do município com a treinadora. “Nosso papel na Câmara, além de fazer leis, é reconhecer o trabalho e a atuação das mulheres. Tatiele conquistou muito para Araraquara. A cidade está muito feliz em prestar essa homenagem”, declarou a vereadora.

Tatiele agradeceu o título recebido. “Essa homenagem é muito importante para as mulheres se sentirem representadas. A Ferroviária abriu portas para o meu trabalho. Fui muito bem acolhida em Araraquara e minha passagem aqui vai sempre fazer parte da minha carreira”, disse a treinadora.

Além de Edinho, Thainara e Tatiele, estiveram presentes a secretária de Esportes e Lazer e presidente da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara), Milena Pavanelli, a coordenadora de Esportes e Lazer, Roseli Gustavo, e o presidente da Ferroviária, Carlos Salmazo.

Final do Paulistão
O futebol feminino da Ferroviária disputa a segunda partida da final do Paulistão neste domingo (20), às 11h, contra o Corinthians, na Arena da Fonte Luminosa, mas sem público devido à pandemia de Covid-19.

Na partida de ida, em Barueri, o Corinthians venceu por 3 a 1 e agora pode perder por até um gol de diferença para erguer a taça. Vitória da Ferroviária por dois gols leva a decisão aos pênaltis, enquanto uma vitória afeana por mais de três gols dá o título para o time de Araraquara.