Sindicatos rurais recebem cerca de 270 mil testes rápidos de COVID

O programa do Sistema FAESP/SENAR-SP estima chegar a 500 mil testes, para mapear a situação da doença no interior de São Paulo

37

O “Programa Semear da Esperança”, idealizado pelo Sistema FAESP/SENAR-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com apoio da Fiocruz, já distribuiu cerca de 270 mil testes rápidos de Covid-19 para 130 sindicatos rurais paulistas.

“Continuamos as atividades para testar os trabalhadores e os agropecuaristas, que nunca pararam de trabalhar, mesmo com todos os impactos da pandemia”, diz Fábio de Salles Meirelles, presidente da FAESP. “Aproximação com os sindicatos rurais é prioridade e vem contribuindo para essa importante ação em prol da saúde pública”, completa.

O trabalho do Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC) do SENAR-SP, é realizado através dos sindicatos rurais, coordenadores e, está em curso há dois meses e tem como objetivo realizar testes do tipo IGG/IGM nos produtores e trabalhadores rurais paulistas. Além dos sindicatos rurais, a ação está sendo desenvolvida em parceria com prefeituras, instituições, universidades e demais entidades do Estado de São Paulo, com apoio da Fiocruz.

O programa estima chegar a 500 mil testes, para mapear a situação da doença no interior de São Paulo. Outra importante ação do SENAR-SP e sindicatos rurais, é a produção de mais de 3 milhões de máscaras para proteger os trabalhadores rurais.

“Estamos vivenciando novos picos da pandemia no Brasil, o que exige mais monitoramento, de modo que o homem do campo continue suas atividades, garantindo o abastecimento e a alimentação da população”, reitera Meirelles.